Dia D contra o Sarampo é neste sábado (19)

18 de outubro de 2019

Dia D contra o Sarampo é neste sábado (19)

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo terá postos volantes no “Dia D”, neste sábado (19), das 8 às 17 horas, nos bairros Sitio São João, Caiubura, Boracéia e Guaratuba. Serão disponibilizadas as cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da Vigilância à Saúde. A campanha iniciou dia 07 e segue até o dia 25 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O grupo prioritário é formado pelas crianças que ainda não foram vacinadas ou estão com o esquema incompleto, dentro da faixa etária entre seis meses e menores de cinco anos, seguindo determinação do Ministério da Saúde. A expectativa é de que 4.072 crianças sejam imunizadas, em Bertioga.

É importante lembrar, que durante a vacinação também estará acontecendo à medição e a pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família. São convocados menores de zero a sete anos de idade, além de mulheres de 14 a 44 anos e gestantes.

O beneficiário deve apresentar o Cartão Bolsa Família, Cartão SUS, caderneta de vacinas das crianças e no caso das gestantes, o cartão pré-natal. Quem não realizar a pesagem, pode ter o benefício bloqueado.

 

ONDE RECEBER A VACINA:

USF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº

UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº

UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº

UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras

UBS Vicente Carvalho II – Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho.

Vigilância Epidemiológica - Rua Jorge Ferreira, 60, Centro

 

 

O SARAMPO

O Brasil vive um surto da doença. A epidemia é um fenômeno global. A OMS (Organização Mundial de Saúde) identificou surtos de Sarampo em 170 países desde 2017. Em Bertioga há três casos confirmados da doença e três em investigação. O Município tomou todas as medidas de bloqueio recomendadas pelo Ministério da Saúde.

O Sarampo é uma doença infecciosa extremamente contagiosa, transmitida pela fala, tosse e espirro, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Os sintomas são febre alta, acima de 38,5°C, exantema maculopapular generalizado (área vermelha na pele), tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema).