“Dia D” da vacinação contra gripe é no sábado (04)

30 de abril de 2019

“Dia D” da vacinação contra gripe é no sábado (04)

Quem faz parte do grupo prioritário e ainda não recebeu a dose da vacina contra a gripe, tem mais uma chance para ser imunizado. O “Dia D”, com horário estendido, voltado a quem trabalha ou não pode ir aos postos durante a semana, é neste sábado (04), das 8 às 17 horas. Excepcionalmente neste dia, além das unidades de saúde, a Vigilância Epidemiológica também será posto de vacinação. As equipes vão aproveitar o grande fluxo de pacientes para, além da gripe, vacinar gestantes contra Coqueluche, Tétano e Difteria (vacina dTpa) e Hepatite B. Também serão aplicadas doses contra sarampo em jovens.


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem como meta imunizar mais de 17 mil pessoas na Cidade. No entanto, até a última sexta-feira (26), pouco mais de três mil pessoas procuraram os postos para receber a dose. A Secretaria de Saúde alerta para a importância da vacina, que não provoca reação e pode salvar vidas.


A prioridade é vacinar crianças menores de seis anos de idade, gestantes, mulheres cujo parto ocorreu em até 45 dias, idosos, trabalhadores da Saúde e da Educação, povos indígenas e pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais.


ONDE RECEBER A VACINA


A população deve comparecer aos locais munidos de caderneta de vacinação e documento de identidade.


USF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº


UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº


UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº


UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras


UBS Vicente Carvalho II – Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho


Vigilância Epidemiológica - Rua Jorge Ferreira, 60, Centro


GRIPE


A influenza, ou gripe, é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado de um a quatro dias, mas pode se apresentar de forma grave. A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunossuprimidos são mais vulneráveis aos vírus.