Dia de ‘Proteção às Florestas’ será comemorado com ampla programação

6 de julho de 2015

Dia de ‘Proteção às Florestas’ será comemorado com ampla programação

Para comemorar o ‘Dia de Proteção às Florestas’, celebrado oficialmente no próximo dia 17, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente iniciou nesta segunda-feira (06) uma extensa programação com palestras, cursos e passeios. As atividades têm o objetivo de alertar a população sobre a necessidade de manter a preservação do jundu e recuperar as áreas verdes devastadas, principalmente aquelas causadas pelas ações humanas.

No Município, a comemoração foi instituída por meio da Lei Municipal nº. 67/2009 que "Institui o Calendário de datas comemorativas associadas a temas ambientais de Bertioga”. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, os ecossistemas mais ameaçados das regiões costeiras brasileiras são o jundu e o escrube.

“O desconhecimento sobre esses ambientes os têm levado ao processo de extinção. Por isso, tivemos a ideia de realizar a programação, voltada para os mais diversos públicos, com a finalidade de ampliar a rede de protetores desses ecossistemas tão fundamentais para outras florestas, cidades e para nós mesmos”, diz a secretária.

Denominado ‘Jundu Contente, Praia Permanente’, o curso de férias, coordenado pela Seção de Educação Ambiental, abriu a programação nesta segunda-feira (06), no Viveiro de Plantas Educador Ambiental Leopardo Francisco da Silva – 'Seo Leo'. Voltado para crianças de 09 a 12 anos, o curso dará um panorama geral sobre os elementos que formam a vegetação do jundu, sua função, importância e como conservá-lo. O curso segue até esta sexta-feira (10), das 9 às 13 horas.

‘Ambulante Nota 10’

Também como parte da programação do Dia de Proteção às Florestas, o Viveiro de Plantas, recebe no próximo dia 15, a partir das 15 horas, o programa ‘Ambulante Nota 10’. A iniciativa tem apoio da Diretoria de Abastecimento, vinculada Secretaria de Administração e Finanças, e vai trabalhar com os permissionários de licença ambulante, que atuam na faixa de areia da praia. A ação contará com uma palestra sobre as vegetações de Jundu e Escrube e distribuição de informativos, de maneira que os permissionários sejam multiplicadores de conhecimento junto aos frequentadores da praia.

A programação encerra no dia 18, a partir das 13 horas, com a ‘Tarde no Viveiro’, que nesta edição trará o tema ‘Festa Jundulina’. Além da tradicional feira de trocas, haverá artesanato sustentável, música, oficina de cultivo e ecologia de orquídeas e bromélias.

O público poderá conferir, ainda, mostra de fotografia, exposições educativas e intervenções práticas sobre o que é o jundu e escrube e sua funcionalidade. O encerramento contará com uma animada quadrilha entre os presentes, às 17 horas.

Serviço

O Viveiro de Plantas Educador Ambiental Leopardo Francisco da Silva – 'Seo Leo', está localizado na Rua Manoel Gajo, 1080 - Centro. Mais informações pelo telefone: 3317-4599.