Dia do padroeiro São João Batista tem carreata e missas

19 de junho de 2019

Dia do padroeiro São João Batista tem carreata e missas

Dia 24 de junho é comemorado o dia do padroeiro de Bertioga, São João Batista. Para celebrar a data, que é feriado municipal, a Paróquia da Cidade preparou programação especial.


O destaque são as comemorações no dia do santo. Na próxima segunda-feira (24), a partir das 7 horas, acontece um momento de oração no Parque dos Tupiniquins, Centro. Na sequência, às 8 horas, tem missa na Igreja Matriz. Às 10 horas acontece outra cerimônia, voltada a crianças e jovens, também na Igreja Matriz.

 

Já a partir das 16 horas, acontece a concentração de carreata na Capela São Judas Tadeu, no Indaiá, com previsão de saída às 16h30, após a “Benção dos Carros”. Após a chegada do cortejo, no Centro, acontece missa solene na Igreja Matriz.

 

A Igreja também está realizando quermesse, sempre aos finais de semana (sextas, sábados e domingos), até o dia 30 de junho, a partir das 19 horas, na Paróquia, com comidas e bebidas típicas.

 

São João Batista


Segundo a tradição católica, São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias. Sua mãe foi Santa Isabel, prima de Maria Mãe de Jesus. São João Batista é muito importante no Novo Testamento, pois anunciou a vinda de Jesus e a salvação que o Messias traria para todos. Quando São João Batista ficou adulto, foi morar no deserto para rezar, fazer sacrifícios e pregar para que as pessoas se arrependessem. Vivendo uma vida extremamente difícil e com muita oração, passou a ser conhecido como profeta, homem enviado por Deus. Batizava a todos que se arrependiam e multidões sempre iam ver suas pregações no rio Jordão.


Padroeiro


O Forte São João, fundado em 1547, às margens do Canal de Bertioga, é a fortaleza mais antiga e também mais bem conservada do Brasil. O primeiro Fortim de São Tiago, no Canal de Bertioga, foi reconstruído ao final do século XVII, em alvenaria de pedra e cal, tendo as suas obras definitivas sido concluídas em 1710. O Forte foi reformado a partir de 1765, tendo reedificada a sua capela, sob a invocação de São João e passou a ser denominado Forte São João da Bertioga.