‘Dia do Peixe’ em Bertioga será às quartas-feiras

2 de julho de 2014

‘Dia do Peixe’ em Bertioga será às quartas-feiras

Cerca de 20 permissionários de boxes do Mercado Municipal de Pescados participaram de reunião, na Diretoria de Abastecimento da Prefeitura de Bertioga, no último dia 27, que definiu a quarta-feira como o ‘Dia do Peixe’ na Cidade. A iniciativa, que começa a vigorar no próximo dia 16, visa à promoção de peixes populares em um dia da semana, para as pessoas que moram no Município e aqueles que estiverem visitando a Cidade.

De acordo com o diretor de Abastecimento, ficou acordado entre as partes que, cada permissionário terá, no ‘Dia do Peixe’, um determinado produto em promoção como, file de pescada, tainha, sardinha, camarão sete barbas, entre outros populares com preços acessíveis ao bolso do consumidor. “Nosso objetivo é incentivar o consumo para que todos possam ter acesso a peixes de boa qualidade e com bons preços”.

Durante o encontro também ficou acordado com os permissionários que, na quinta-feira que antecede o ‘Dia do Peixe’, um funcionário da Diretoria de Abastecimento vai até o Mercado Municipal verificar o peixe que estará em promoção em cada boxe e a quantidade, por quilo, disponível à venda. “As informações serão publicadas no Boletim Oficial do Município (BOM) para ciência do consumidor. Sabendo o produto que estará em promoção, o munícipe já vai direto ao boxe que esteja comercializando aquele peixe ou molusco” explica o diretor.

‘Boxe Zero’

A Diretoria de Abastecimento realizará no próximo dia 08, às 10 horas, na diretoria, uma reunião com os comerciantes de pescados que atuam no chamado ‘boxe zero’, comercializando peixe sem licença, no entorno do Mercado Municipal de Pescados. A proposta do encontro, segundo Nogueira, é legalizar o trabalho desses comerciantes informais e discutir a possibilidade deles trabalharem, na forma da lei, com bancas de pescado nas feiras livres nos bairros.

“Embora eles trabalhem com peixe fresco, precisamos resolver essa situação legalizando a atividade de alguma forma, para que eles possam acondicionar os produtos corretamente, evitando transtornos para quem compra”. Atualmente, segundo a Diretoria de Abastecimento, cerca de 10 pessoas trabalham na informalidade, nas proximidades do Mercado de Pescados.

Mais informações sobre o assunto devem ser dirimidas na Diretoria de Abastecimento que fica no Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Centro – antiga Vila Itapanhaú). O telefone para contato é o 3319-8017.