Dia internacional da dança: uma história de paixão e dedicação em Bertioga

Dia internacional da dança: uma história de paixão e dedicação em Bertioga

O dia internacional da dança, celebrado em 29 de abril, é uma data em que os artistas da área são homenageados pela dedicação e arte expressas por meio da dança. Balé clássico, jazz dance, samba, dança de salão, contemporânea entre muitas outras, são importantes elementos culturais para a sociedade, conectados entre a música e ritmos de diversas culturas diferentes.

Bertioga é uma cidade histórica, cheia de artistas para se inspirarem em nas paisagens. Uma delas é a professora Ginna Giorgetti, que iniciou no ballet clássico aos 7 anos de idade, formada em Sapateado Americano e Jazz Dance, e atualmente coordenadora dos cursos oferecidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura.

“A dança, além de promover benefícios físicos como correções ortopédicas e posturais, fortalecimento muscular e cardiovascular, ainda desenvolve a socialização, aumenta a autoestima e autoconfiança, representa uma possibilidade de profissionalização e trabalho”, comenta a professora, enfatizando que a dança liberta e incentiva a todos a vencer as próprias barreiras, seja criança, adulto ou idoso.

São oferecidos pela Prefeitura diversos cursos como ballet clássico e jazz dance, além de um calendário mensal repleto de apresentações e eventos da cidade, como desfile cívico, espetáculo de natal, entre outros eventos periódicos de Bertioga.

A atividade também conta com acessibilidade para pessoas com deficiências, com diversos alunos PCDs participantes das aulas de danças, mostrando que não há limites para dançar. “O corpo é simplesmente um instrumento para que a dança seja expressada, dentro da condição de cada pessoa”, ressalta Giorgetti.

A arte e a cultura devem ser enxergadas como um todo, sem dogmas e sim com as suas individualidades, nas palavras de Giorgetti. Os interessados devem entrar em contato com a Diretoria de Cultura no telefone (13) 3319-9150 e informar-se sobre a disponibilidade de vagas nos cursos de danças oferecidos.

Apresentação de dança na segunda-feira (29)

Nesta segunda-feira (29), no dia Internacional da Dança, alunos e professores do curso de Ballet se apresentam a partir das 19h, no Espaço Cultural Praia.

A mostra de dança, no espaço localizado à Avenida Tomé de Souza, 538, no Centro, é gratuita. Ao todo, serão apresentadas 12 coreografias, que foram apresentadas no início deste ano e em 2023, no Festival Vida ao Corpo, que acontece em São Paulo.