Dia Nacional de Combate a Sífilis tem pedágio e ação de prevenção

17 de agosto de 2020

Dia Nacional de Combate a Sífilis tem pedágio e ação de prevenção

O Dia Nacional de Combate a Sífilis, comemorado no sábado (21), terá uma programação especial preparada pela Secretaria de Saúde de Bertioga, por meio da Vigilância à Saúde. Um pedágio com realização de testes rápidos da doença acontece no cruzamento das avenidas Anchieta e 19 de Maio, na altura do supermercado Krill, das 9 às 16 horas. Durante a semana, de 23 a 27, é a vez das cinco Unidades Básicas de Saúde do Município receberem a ação de diagnóstico.

No sábado (21), a programação acontece das 9 às 16 horas. Quem passar pelo pedágio em frente ao supermercado Krill poderá realizar o teste rápido de detecção da Sífilis.

Durante a semana, de 23 a 27, cada uma das cinco Unidades Básicas de Saúde do Município recebem os técnicos do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), para realizar o teste na população. Em casos positivos para a doença, os enfermeiros das unidades farão prontamente o acolhimento e encaminhamento dos pacientes.

Durante a semana, a ação será nas UBS da Cidade, das 8h30 às 16 horas:

23/10 – USF Boracéia
24/10 – UBS Vicente de Carvalho II
25/10 – UBS Indaiá
26/10 – UBS Vista Linda
27/10 – UBS Maitinga

A doença

A Sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela se apresenta na forma de lesões duras, os chamados cancros, geralmente nos genitais. Não tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. Mesmo sem tratamento, as lesões costumam desaparecer em alguns dias, mas a doença continua ativa no organismo e pode provocar outros sintomas: manchas avermelhadas na pele e nas mucosas (sífilis secundária) e alterações no sistema nervoso central (sífilis terciária).

A transmissão pode ocorrer também da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. A única forma de prevenção é o uso de preservativos durante as relações sexuais.