Diretoria de Comunicação faz balanço de 2015

30 de dezembro de 2015

Diretoria de Comunicação faz balanço de 2015

O ano  de 2015 foi intenso na área de comunicação no Município. A Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Bertioga, vinculada à Secretaria de Governo, divulgou com transparência, rapidez e exatidão todas as ações da Administração Municipal. A pasta fecha o ano com a produção de mais de 1.100 releases – material jornalístico institucional distribuído para toda mídia do país; com quase 900 informações em resposta a solicitações de órgãos de imprensa e com o agendamento de mais de 330 entrevistas, concedidas pelo chefe do Executivo, secretários, diretores e técnicos da administração municipal.

O trabalho jornalístico é desenvolvido pela Seção de Imprensa (SECI), que conta com os profissionais Maria Izabel Rodrigues, jornalista responsável pelo departamento, além de Gisleyne Cezário e Ana Cláudia Gomes. O gerenciamento da Imprensa Oficial, também é uma das responsabilidades da SECI, que edita o Boletim Oficial do Município (BOM), periódico semanal, entre os mais procurados pelos leitores, que fecha 2015 com 52 edições publicadas e mais de 1.100 páginas diagramadas com matérias e atos oficiais.

A Diretoria de Comunicação, que tem com diretor Alexandre Trombelli, também é responsável pelo gerenciamento do Site Oficial da Prefeitura, que em 2015 teve mais de 600 mil visitas, e pelos canais de ‘Boas Notícias’ no facebook e youtube. No inicio deste ano, o facebook da Prefeitura  (facebook.com/boasnoticiasbertioga) tinha 8 mil curtidas e terminou 2015 com 23 mil curtidas. O facebook tem um conteúdo diário voltado à divulgação institucional e turística da Cidade. Foram feitos 2.055 posts no período e as publicações atingem, em média, 50 mil alcances por semana.

Já no canal da Prefeitura, no youtube (youtube.com/boasnoticiasbertioga) foram produzidos 104 vídeos institucionais em 2015, inclusive os vídeos oficiais do turismo de Bertioga. Desde que foi criada, em 2013, a página já teve mais de 97 mil visualizações.

Também cabe à Comunicação o registro fotográfico das ações do Governo Municipal, tendo para isso três fotógrafos  que fazem a agenda do prefeito e o atendimento às secretarias e demais departamentos. O balanço realizado este ano aponta mais de 11 mil imagens clicadas pelas lentes de Marcos Pertinhes, Dirceu Mathias e Renata de Brito, e a cobertura jornalística em inúmeros eventos entre agendas oficiais do prefeito, cobertura de festividades do calendário oficial do Município e ações das secretarias municipais. Todo banco de imagens está disponível no flickr oficial da Prefeitura, por meio do endereço flickr.com/prefeituradebertioga. Também foram disponibilizadas as principais fotos turísticas do Município que estão disponíveis no endereço flickr.com/bertiogaturismo.

Outra área importante da Comunicação é a Seção de Publicidade (SEPU), que tem como responsável Claudio Marcelino de Souza. A SEPU gerencia a criação de campanhas publicitárias e demais ações do governo. Os principais eventos e materiais de divulgação turística e institucional passam pela Seção, que também acompanha todo o trabalho de produção e instalação.

A Diretoria de Comunicação participa, ainda, de grandes projetos, a exemplo do Revela Bertioga –  um dos maiores eventos de fotografia do litoral paulista. Ainda nessa área, executa outros projetos, a exemplo de ‘O Lugar de Cada Um’, que nesse ano levou a fotografia para estudantes da rede municipal, tendo à frente desse projeto a fotógrafa de carreira, Renata de Brito.

Bertioga também conquistou grandes espaços na mídia impressa e televisiva. Em 2015, a Cidade foi palco para gravações de programas como o ‘Rota do Sol’, da TV Tribuna; o reality show, ‘Food Trucks- A Batalha’, do canal GNT/Globo; do episódio inicial da novela ‘Escrava Mãe’, que será exibida na TV Record, entre outras  emissoras. As principais festas e eventos também tiveram cobertura da mídia da região, levando o nome de Bertioga para todo o Estado.

Para o diretor, todo esse trabalho consolida o compromisso da Diretoria de Comunicação, que foi  instituída em 2013. “A Comunicação é um órgão de assessoramento das demais secretarias. Desde sua implantação, trabalhamos para ampliar nossas ferramentas de divulgação, sempre com o objetivo de dar publicidade aos atos da gestão municipal, fazendo com que a informação chegue cada vez mais a um grande número de pessoas. É uma importante ferramenta da gestão pública”, finaliza Trombelli.