DOA flagra grupos explorando Trilha do Itapanhaú sem autorização

19 de fevereiro de 2015

DOA flagra grupos explorando Trilha do Itapanhaú sem autorização

Agentes da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Bertioga, abordou, recentemente 62 pessoas que estavam se aventurando, sem autorização e sem a presença de um guia credenciado pela Fundação Florestal (FF) ou pelo Município, explorando a Trilha do Itapanhaú, também conhecida como Trilha Mogi-Bertioga, que está fechada para visitação.

Elas foram flagradas praticando esportes de aventura no local, banhando-se na cachoeira e nadando no rio, em pontos perigosos. Além dos agentes da DOA, participaram da fiscalização, técnicos da FF e homens da Polícia Militar Ambiental. Orientadas a deixar o local, todas foram cadastradas pela Fundação Florestal e informadas que, em caso de reincidência, serão autuadas

O Ministério Público recomendou à Prefeitura de Bertioga, o fechamento da Trilha do Itapanhaú, situada no Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb) desde 1997, devido a abusos cometidos no local e, sobretudo aos impactos causados em função do grande fluxo de pessoas que lá entravam ilegalmente. Outros fatores também contribuíram com a interdição de visitas ao atrativo, entre eles, os vários casos de pessoas perdidas na região.

De acordo com Daniel Liberato, chefe de Seção de Controle de Ocupação, da Secretaria de Meio Ambiente do Município, é proibida a comercialização de pacotes para essa trilha. “As agências e operadoras de turismo que estiverem explorando comercialmente o local, sem autorização da FF, estarão sujeitas à multa, e os responsáveis poderão ser conduzidos à Delegacia de Polícia, a fim de responder por crime de invasão à propriedade do Estado”. A multa para esses casos pode variar entre R$ 1 mil a R$ 10 mil.

Novas trilhas

No último dia 02, o Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb), administrado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Florestal abriu dois novos passeios ecoturísticos no Município: a Trilha do Guaratuba, no Loteamento Costa do Sol e a Trilha d’Água, no bairro Rio da Praia, na localidade conhecida como ‘Mangue Seco’.

O primeiro passo para a implementação do Plano Emergencial de Uso Público do Perb, em especial no que diz respeito à gestão das trilhas ecológicas, foi dado em junho do ano passado, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura do Município de e a Fundação Florestal.

A operacionalização dos atrativos, que são a principal atividade de uso público no desenvolvimento das práticas do ecoturismo, é feita por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a FF. Os passeios, com saídas de manhã e no início da tarde podem ser feitos diariamente, desde que agendados, previamente. A capacidade diária é de 100 pessoas, sendo 50 por período.

Neste primeiro ano de implantação, as visitações irão acontecer, exclusivamente, via agências de turismo e operadoras de receptivo cadastradas na Prefeitura de Bertioga. As operadoras farão o agendamento dos visitantes. A relação das agências e operadoras cadastradas pode ser adquirida pelo site www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo.