Drone é usado para mapear locais de plantio de árvores

20 de setembro de 2019

Drone é usado para mapear locais de plantio de árvores

A tecnologia é aliada da Prefeitura de Bertioga para mapear pontos que devem receber plantio de árvores no meio urbano. A Secretaria de Meio Ambiente usou um drone para identificar os locais onde serão plantadas diversas árvores na Avenida Engenheiro Arquiteto Eduardo Correa da Costa Júnior, no bairro Vista Linda.

A via receberá mudas de arbustos e ipês branco e amarelo. As imagens feitas pelo drone foram confrontadas com imagens aéreas do Google Earth, identificando a localização em que serão plantadas as árvores.

DRONE

O drone adquirido pela secretaria de Meio Ambiente por meio de recursos vindos de um termo de compensação ambiental, também é usado pelo DOA (Departamento de Operações Ambientais) no monitoramento de invasões irregulares em áreas de preservação ambiental. Em um único voo é possível identificar uma grande área e muitas residências e lotes. O uso do equipamento facilita o trabalho, feito em parceria com a Diretoria de Obras Particulares e o DOA.

O equipamento já foi usado, por exemplo, em uma fiscalização no Bairro Chácaras, para detectar área invadida, comparando com imagens aéreas anteriores. Também serviu para realizar fotos aéreas do Jundu (vegetação preservada na Praia da Enseada) e será usado para fotografar toda a faixa de areia dos mais de 33 km de praias da Cidade, material que será usado pela Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. O drone também está disponível para atividades de outras secretarias municipais.

GEORREFERENCIAMENTO

A Prefeitura de Bertioga também deu início ao seu projeto de “georreferenciamento” com a implantação de um sistema de informações geográficas. As ações iniciaram com coleta de imagens aéreas e materiais como plantas, mapas e arquivos para formação da base de dados. O processo inclui a realização de fotografias digitais de todo o Município; criação da base de dados georreferenciados; levantamento, análise e atualização da base cadastral; implantação e customização do sistema, além de capacitação dos funcionários e monitoramento do uso do sistema.