Educação ambiental atendeu mais de 6 mil pessoas em 2014

10 de março de 2015

Educação ambiental atendeu mais de 6 mil pessoas em 2014

Mais de seis mil pessoas participaram das atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Seção de Educação Ambiental, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, no ano de 2014. O levantamento refere-se às diversas atividades, entre elas o Barco Escola Arca do Saber, Costão Rochoso, Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo e o Curso de Férias. Elas foram desenvolvidas com alunos e professores das redes municipal, estadual e particular de ensino, além de capacitação para dirigentes da educação e público em geral, totalizando 6.382 pessoas.

O Barco Escola Arca do Saber envolveu 4.406 pessoas em suas atividades, durante todo o ano passado. Além do público composto por professores e diretores, atendeu também grupos estrangeiros. A embarcação é uma chalana com capacidade para transportar 40 pessoas, que está à disposição para percorrer trechos do Rio Itapanhaú e Canal de Bertioga para estudos práticos sobre o meio ambiente.

A Seção de Educação Ambiental realizou capacitação para 226 profissionais da educação, entre dirigentes e professores da rede municipal de ensino, do 1º ao 5º anos. Entre os temas das capacitações estão: ‘Crescimento das cidades e consequências para o meio ambiente’, ‘Cuidando da rua e preservando o ambiente em que vivo’, ‘Contra o desperdício de papel’, entre outros.

Realizado em parceria com o projeto Ecocaiaque, da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão (DAI), vinculada à Secretaria de Segurança e Cidadania, o Costão Rochoso atendeu 816 alunos do 4º ano da rede municipal. O projeto mostra para os estudantes o ecossistema conhecido como costão rochoso, os animais presentes e a importância para o meio ambiente.

O Curso de Férias, que acontece sempre em janeiro e julho, no ano passado atendeu 110 crianças de 7 a 12 anos, das redes pública e particular de ensino. Em janeiro, o tema foi ‘No Bioma da Mata Atlântica tem Ecossistemas Costeiros’ e em julho, ‘Aves Raras da Mata Atlântica’.

Já o Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo recebeu a visita de 824 crianças da rede municipal de ensino. As crianças puderam aprender um pouco mais sobre as abelhas nativas, os animais marinhos e sobre a importância da vegetação para evitar a erosão, com a simulação da chuva em ambientes com e sem vegetação, entre outras atividades.

Para agendar a participação nas atividades desenvolvidas pela Seção de Educação Ambiental os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3319-8084.