Educação cria comissão para iniciar discussões sobre o Plano de Carreira

10 de setembro de 2014

Educação cria comissão para iniciar discussões sobre o Plano de Carreira

Cerca de 250 pessoas, entre professores, diretores e inspetores de alunos, secretários e outros profissionais participaram da audiência pública da Educação, que aconteceu no último dia 04, no galpão anexo à Secretaria de Educação, no Paço Municipal.


De iniciativa da municipalidade, o objetivo do evento foi discutir com os profissionais da área assuntos diversos, visando à melhoria da educação e a valorização profissional e consolidando as informações no Plano de Carreira do Magistério.

Além do secretário de Educação, também estiveram presentes o diretor de Gestão da Secretaria de Educação, Marcos Ferreira de Oliveira, a presidente do Sindicato dos Professores de Escolas Públicas Municipais de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba (Siproen), Joanice Gonçalves, e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga, Peter Gades.

Como resultado do encontro, por unanimidade, os presentes decidiram criar uma comissão formada por três representantes de cada escola, sendo um diretor, um professor e um inspetor de alunos, para iniciar as discussões dos termos do novo Plano de Carreira. Os nomes deverão ser apresentados à Secretaria de Educação no prazo de 15 dias e deverá incluir um representante dos professores especialistas, como de Artes, Educação Física e Educação Especial.

Para o secretário, o resultado do encontro foi muito positivo. “Foi uma forma democrática de ouvirmos os profissionais e iniciar um processo de elaboração de um documento que deverá ser considerado para a elaboração de um Projeto de Lei para ser apreciado pelo Legislativo Municipal”.

Durante o encontro, foi ressaltado que o novo documento deve obedecer a um padrão estabelecido por lei e contemplar os anseios do segmento, além de já contar com as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação.

Outros assuntos foram abordados na oportunidade, como a adequação da tabela salarial, que segundo o secretário, trata-se de um tema que não será tratado dentro do Plano de Carreira; a meritocracia, sistema que estabelece a promoção por mérito pelo bom desempenho, meta prevista no Plano Nacional de Educação; além da criação de um Plano Diretor da Educação que poderá contemplar outros tópicos, como o auxílio distância, a atribuição de classes, a criação de Polos Educacionais e a terceirização de Núcleos de Educação Infantil Municipal (Neims).

“Todas essas questões serão amplamente discutidas com os profissionais na categoria, de forma democrática e transparente, nos moldes aplicados pela municipalidade na Educação de Bertioga”, comentou o secretário.

A ata do encontro será digitalizada, bem como todos os documentos apresentados na oportunidade, que ficarão disponíveis no portal da Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) virtual para consulta dos interessados.