Educação midiática está presente na grade escolar dos quase 10 mil alunos da rede municipal de Bertioga

6 de março de 2024

Bertioga vem se destacando na educação e um dos pilares para esse avanço é a inclusão da educação midiática na grade dos cerca de 10 mil alunos da rede municipal. A cidade conta com o projeto Aluno na Rede, uma parceria entre a Prefeitura e o Google for Education para levar inovação e tecnologia às escolas municipais. O programa ocorre de forma alinhada às diretrizes estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Entre as ações realizadas pelo projeto está o uso da playtable, mesa interativa que busca tornar o aprendizado mais lúdico e divertido por meio de jogos e atividades, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. O equipamento foi implementado em todas as unidades que atendem o público de 3 e 5 anos (Maternal 2 e Pré-escola) e em todas as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Município.

Outra ferramenta utilizada é o Chromebook, aparelho destinado aos alunos do Pré I ao 5º ano do ensino fundamental, buscando explorar as infinitas possibilidades das ferramentas do Google em sala de aula. Cada escola conta com um laboratório móvel com 35 chromebooks, projetor, caixa de som e outros equipamentos multimídia. Os aparelhos possuem touchscreen (tela sensível ao toque), são mais resistentes ao manuseio dos alunos e já vêm com sistemas de segurança antivírus instalados.

A educação midiática também está presente em outras atividades esporádicas, com o objetivo de desenvolver habilidades que permitam aos alunos compreender, questionar e usar de forma consciente e ética os meios de comunicação e as tecnologias da informação e comunicação (TICs). Por meio do Departamento de Gestão de Tecnologia Educacional, são planejadas as atividades interativas, planos de aula e workshops para promover uma cultura digital positiva e responsável entre os mais jovens.