Em Bertioga, 92,8% das pessoas que testaram  positivo para Covid-19 apresentam sintomas leves

17 de julho de 2020

Em Bertioga, 92,8% das pessoas que testaram positivo para Covid-19 apresentam sintomas leves

O coronavírus não afeta igualmente todas as pessoas, em algumas a doença  é assintomática. Já em outras, traz complicações severas.Um balanço realizado pela Secretaria de Saúde mostra que dos 915 pacientes que testaram positivo 92,8% foram considerados leves, 4,3% moderados e 2,9% graves.

De acordo com a Secretaria, ao ser diagnosticado com Covid-19 e apresentar os sintomas leves, os pacientes são orientados a permanecerem em isolamento social por 14 dias. Já os pacientes moderados são internados na enfermaria e os graves na UTI.

No balanço epidemiológico desta sexta-feira (17), foram 38 novos recuperados, 11 resultados de exames positivos (confirmados) e 17 negativos (descartados). Dos 956 pacientes do Município infectados pelo Coronavírus, 826 já estão recuperados.

Os números representam 86,4% dos casos. O índice de letalidade é o menor da Baixada 1,98%. E a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI está em 20%.

Tratamento

Para o atendimento da população durante a pandemia do coronavírus,  o Município dispõe de dez leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) adulto e dez leitos de retaguarda.

Além disso, todas as cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão disponibilizando  testes rápidos para detecção do coronavírus, além de medicamentos para pacientes sintomáticos, com avaliação médica. A Farmácia Municipal Terezia Vari também oferece os medicamentos.

Anteriormente, os remédios eram oferecidos apenas aos casos positivos da Covid-19 e agora visando alcançar um tratamento mais eficaz se estendeu para os que apresentam os sintomas e aguardam o resultado do exame.

Seviços

Farmácia Municipal Terezia Vari - Rua Rafael Costábile, 582, Centro – 3316-2909;

USF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº – 3312-2641;

UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº – 3313-1971;

UBS Central – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga – 3317-1291;

UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras – 3317-9165;

UBS Vicente Carvalho II – Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho – 3317-2001.