
16 de janeiro de 2019
Em Bertioga, ambulantes devem retirar carnê de pagamento a partir de segunda (14)
Pagamento antecipado oferece descontos aos permissionários
Os ambulantes que estiverem com suas obrigações de pagamento em dia devem retirar os carnês da licença de 2019 a partir de segunda-feira (14), (excepcionalmente neste dia a partir das 14 horas) no balcão de atendimento da Diretoria de Abastecimento e Comércio, dentro da Prefeitura. O ambulante que optar pelo pagamento à vista, terá 15% de desconto (até 31 de janeiro) 10% (até 28 de fevereiro) ou 5% (até 29 de março). Também é possível fazer o pagamento em 12 parcelas, com vencimento sempre no último dia útil de cada mês, iniciando em 31 de janeiro, sem desconto.
O ano de 2018 teve importantes ações da Prefeitura para beneficiar os comerciantes ambulantes da Cidade. Uma das novidades foi justamente o carnê para pagamento, evitando a burocracia. Com o novo sistema, aberto o período de renovação, basta o contribuinte apresentar um comprovante de residência atualizado e um atestado médico que comprove a aptidão para o trabalho e o carnê é gerado automaticamente.
Os vendedores ambulantes também tiveram a oportunidade de renovar seus carrinhos, além de ganhar um kit de 10 guarda-sóis e 20 cadeiras sem custo, por meio do apoio da Prefeitura ao projeto da empresa Mercado Jovem, representante da cerveja Amstel.
A Prefeitura de Bertioga também deu um salto tecnológico na fiscalização dos carrinhos. A Diretoria de Abastecimento e Comércio começou a instalação de novas placas de identificação dos equipamentos, com QR Code. Com a novidade, na hora da fiscalização, os fiscais podem usar um aplicativo para a leitura do código, tendo na palma da mão as informações do permissionário: nome, foto, tipo de licença e se o mesmo está em dia com as obrigações fiscais.
Além disso, em ação conjunta das secretarias de Saúde, Administração e Meio Ambiente e em parceria com o Sebrae, a Prefeitura ofereceu um curso de Manipulação de Alimentos para mais de 500 ambulantes. Durante as atividades, os comerciantes foram orientados sobre a importância da boa manipulação dos alimentos, contaminação, cuidados de higiene, acondicionamento dos produtos, tratamentos de resíduos e o impacto ao Meio Ambiente, controle do dinheiro e atendimento ao cliente, entre outros temas importantes.
O expediente da Diretoria de Abastecimento e Comércio ocorre de segunda a sexta-feira das 9 às 12 horas e das 13:30 às 16 horas, na Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Centro. O telefone para informações é o (13) 3319-8017.