Em oito meses, Albergue promove reencontro de 227 pessoas em situação de rua

11 de setembro de 2015

Em oito meses, Albergue promove reencontro de 227 pessoas em situação de rua

O Albergue Municipal – Casa de Passagem Renascer, que é subordinado a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, vem trabalhando para promover o reencontro de pessoas em situação de rua com seus familiares. Só este ano, o local já enviou 227 pessoas para suas cidades de origem.

Desse total, 58 foram em janeiro; 45, em fevereiro; 10, em março; 29, em abril; 35, em maio; 10, em junho; 15, em julho; e 25, em agosto. O último reencontro aconteceu no dia 19 de agosto. Após 17 anos, Samuel Eduardo da Silva, 53 anos, que estava há poucos dias em Bertioga, após receber atendimento no Hospital Municipal e encaminhado para o Albergue, reencontrou dois dos seus 15 filhos.

“É uma alegria muito grande poder contribuir com essas famílias. Para conseguir atingir nossos objetivos, passamos por um processo muito longo, mas que vale a pena”, explica a chefe de Setor do Albergue, a assistente social Silvia Carrijo.

Outro caso bastante peculiar ocorreu com o cearense José Rodrigues, 55 anos, que há dez anos estava desaparecido. “O caso desse senhor foi bastante difícil de resolver. Encontramos uma sobrinha dele, que mora em São Paulo e que por coincidência estava de viagem marcada para o Ceará. Ela veio busca-lo e no dia 30 de julho eles embarcaram para o Ceará”, explica Silvia.

Silvia lembra que um dos casos mais difíceis de solucionar foi o de Rosangela Maria da Silva, por ela ser muda. “Ela chegou aqui no abrigo sem saber pronunciar uma palavra. Estava há cinco meses desaparecida. Conseguimos encontrar uma das filhas dela depois de entrarmos em contato com o Centro de Referência em Assistência Social (Creas)”.

Em fevereiro, Carlos Alberto da Silva, 25 anos, apareceu no Município sem memória. Após uma intensa procura dos técnicos do local e do Creas, e com a ajuda de uma rede social, onde recebeu mais de 190 compartilhamentos, o rapaz conseguiu encontrar sua família, ou melhor, sua família conseguiu encontrá-lo.

Conforme explica Silvia, o reencontro só é possível quando os técnicos do Albergue encontram algum documento ou telefone. Em alguns casos, a pessoa em situação de rua se apresenta irredutível e diz não querer rever seus parentes, em sua maioria por conflito familiar.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, dentro do cronograma de trabalho de sua pasta, o Albergue tem recebido atenção especial. “Estamos trabalhando para fortalecer esses vínculos familiares. Não tem nada melhor do que trabalhar esse lado humano e levar às pessoas em situação de rua atendimento de qualidade. Estamos trabalhando muito. É uma sensação bastante satisfatória, ver que nossa meta está sendo alcançada”, disse.

Serviço
O Albergue - Casa de Passagem Renascer, está localizado na Rua Ayrton Senna da Silva, 1108, no Centro (antigo Parque Estoril) e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com plantonista todas as noites, feriados e finais de semana. Mais informações pelo telefone (13) 3317-2617