Emoção marca inauguração do Centro de Equoterapia “Amor em Movimento”

17 de maio de 2018

Emoção marca inauguração do Centro de Equoterapia “Amor em Movimento”

Equipamento atinge anseio de mães e pais de especiais e deve realizar cerca de 480 atendimentos por mês

Sorrisos de crianças e jovens especiais e de suas mães, e lágrimas nos olhos da maioria dos presentes. Ao fundo, os acordes dos hinos Nacional e de Bertioga saíam do violino e do violoncelo de dois jovens da Fundação 10 de Agosto. O cheiro fresco do feno e o relinchar dos elegantes cavalos em suas baias denunciavam a inauguração do Centro de Equoterapia “Amor em Movimento”, na Vila do Bem, no Bairro Chácaras, na manhã desta quinta-feira (17).

É a volta de um importante equipamento público esperado pela população há anos para o tratamento das crianças e jovens com necessidades específicas. O espaço de 894,33 m² realizará cerca de 480 atendimentos mês.

Para a mãe de especial, Francilene Avelino Sena, a inauguração é uma vitória. “É a realização de um grande sonho para todas nós. Só quem tem um filho especial sabe o beneficio que a equoterapia traz para eles. Estou bastante feliz e emocionada. A alegria dele é a minha. Tenho certeza que a melhor coisa hoje, de tudo que vem acontecendo, é essa equoterapia para a gente. De coração, estamos todos felizes”, disse, emocionada.

O Centro de Equoterapia oferecerá tratamento nas áreas de fisioterapia, psicologia e equitação terapêutica. As crianças serão encaminhadas através do Núcleo de Apoio à Criança Especial (Nace), a partir de diagnóstico de neuropediatra e ortopedista.

A terapia com cavalos estimula o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para auxiliar no tratamento de pessoas com deficiência física ou intelectual, como Síndrome de Down, paralisia cerebral, deficiências múltiplas e autismo.

Segundo a coordenadora do Nace, a terapia era muito esperada pelas mães, incluindo ela, que tem um filho especial. “Ela melhora a parte cognitiva da criança, o relacionamento, afetividade, equilíbrio e a condição neurológica. É a terapia mais completa que as crianças podem ter. Não tem mãe que não queira equoterapia para seu filho”, disse.

O prefeito do Município destacou que a inauguração é resultado de “jogo de equipe, time, família” e que foi empregado no equipamento amor e carinho. “Por isso, o nome é Centro de Equoterapia Amor em Movimento. Uma tradução de sonhos e vontades que começam a acontecer a partir de hoje. Isso não tem preço”.

Para representante da Sobloco, é uma alegria para a empresa poder colaborar com a municipalidade. “Para nós, que estamos há muitos anos em Bertioga, foi uma alegria dar esse presente para a comunidade”.