Emoção marca recital de jovens e crianças especiais no Forte São João

21 de dezembro de 2018

Emoção marca recital de jovens e crianças especiais no Forte São João

Muita emoção marcou a apresentação dos 10 deficientes intelectuais que participam do Projeto Claves Mágicas, da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. Cada um deles tocou ao piano uma música natalina, acompanhados pelos colegas e pelo público presente, cantando. O evento encerrou as atividades de 2018 e fez parte da programação de dezembro da Prefeitura, “Bertioga, Cidade Natal”.


O “Claves” oferece aulas de piano todas as terças-feiras, dentro do Forte São João e amplia o universo sensitivo, desenvolvendo as potencialidades dos alunos por meio da “musicoterapia”.


Segundo a professora da turma, Valéria Rosa, por meio do piano as crianças abrem os horizontes. “Aprendem a tolerância e ficam mais pacientes. Um dos alunos, autista, era muito ‘apagadinho’ e, com a musica, desenvolveu a matemática na escola”.


Priscila da Silva Nogueira, mãe de dois alunos que participam do projeto, contam que eles foram se doutrinando e estão mais calmos e obedientes na escola. “São mais racionais antes de falar, tem mais discernimento e postura. O projeto é inovador e eu espero que mais crianças participem e façam historia nele”.