Encontro Cultural Guarani vai mostrar rituais, música, dança e comidas típicas

1 de setembro de 2015

Encontro Cultural Guarani vai mostrar rituais, música, dança e comidas típicas

Entre este sábado (05) e segunda-feira (07), a Reserva Indígena do Rio Silveira, localizada na divisa entre Bertioga e São Sebastião, promoverá, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, o I Encontro da Cultura Guarani. O evento tem por finalidade mostrar ao público a preservação dos costumes de um dos primeiros habitantes de Bertioga. Durante três dias, os visitantes poderão conhecer rituais, danças, música, torneios esportivos, além de degustar comidas típicas, entre elas, o palmito juçara com mel.

O encontro reunirá lideranças de aldeias vindas de cidades vizinhas e autoridades, com abertura oficial neste sábado (05), às 10 horas. Haverá cerimônia do pajé, apresentação do Coral Guarani e a dança do xondaro – ritual que é executado quando o índio passa de menino a guerreiro, por volta dos 13 anos de idade.

A partir das 12 horas, terão início às demonstrações da gastronomia indígena, com degustação de batata assada, paçoca de milho com amendoim e do já tradicional palmito juçara com mel, produzido na aldeia. A degustação acontecerá no espaço onde mora o cacique Adolfo Timótio, que constantemente participa de várias feiras gastronômicas, apresentando os pratos indígenas. Já às 14 horas haverá mostra do artesanato típico Guarani, dos arranjos florais e pintura corporal. O encerramento das atividades do dia será às 17 horas.

A programação segue no domingo (06), a partir das 10 horas, com a mostra de produtos da aldeia, pintura corporal e Torneio de Arco e Flecha, com premiação. A degustação das comidas típicas recomeça às 12 horas e, às 14 horas será realizado um passeio (opcional), por uma trilha que levará os visitantes à cachoeira do Rio Silveira onde os curumins banham-se; passando pela Toca da Onça e pelo Viveiro de Mudas de Palmito Juçara.

Na segunda-feira (07), encerramento do encontro, às 10 horas está programado o Torneio de Futebol – categorias feminino e masculino, seguido de degustação das comidas típicas, às 12 horas; e exposição de artesanato e pintura corporal das 14 às 17 horas.

Etnia Guarani
O Guarani é considerado um dos povos mais populosos do Brasil, somando mais de 30 mil índios. Ele vive basicamente da agricultura, com o plantio do arroz, da mandioca, entre outros alimentos. Suas danças, cantos e rituais são direcionados ao deus Tupã, a quem pedem proteção às pessoas e à natureza.

Os índios Guarani foram um dos primeiros habitantes de Bertioga, muito antes de ser colonizada pelos portugueses. Eles é que deram nome à cidade que deriva de Buriquioca (em tupi quer dizer casa do macaco grande).

Os costumes são preservados na Reserva Indígena do Rio Silveira. As crianças até os 07 anos falam a língua Guarani e após essa idade, aprendem o Português na Escola Municipal Indígena Nhembo e A Pora, implantada na aldeia pela Prefeitura de Bertioga. A aldeia é a primeira do Brasil a contar com uma escola municipal e uma estadual. No local vivem aproximadamente 500 índios em uma extensão de terra de 948 hectares