Encontro da Educação reúne mais de 300 pessoas, entre pais de alunos, professores e diretores

13 de junho de 2014

DIC - 11/06/2014

O envolvimento de 318 pessoas em torno do tema educação demonstra que Bertioga está no caminho certo para a formação das futuras gerações. A grande participação de membros dos Conselhos de Escola, formados por pais de alunos, professores e diretores, durante o encontro ‘A Educação em Bertioga: Novos Tempos’, que aconteceu na noite desta terça-feira (10), por iniciativa da Secretaria de Educação, mostrou a importância de se tratar a questão pública com transparência.

Os técnicos da Secretaria estavam à disposição dos participantes, que circulavam por diversas bancas, para mostrar todos os investimentos na educação, apresentando relatórios, planilhas, fotos e até o material utilizado em sala de aula. Todo o trabalho desenvolvido, desde a questão pedagógica aplicada em sala de aula, até a logística do transporte dos estudantes foi apresentado.

“Fico muito feliz por ver o grande interesse da comunidade escolar em melhorar ainda mais a qualidade do ensino no Município. Isso significa compartilhar as decisões na educação, o que vai reverter em benefício para o desenvolvimento da Cidade”, comentou o prefeito, que fez a abertura do evento.

O secretário de Educação, explicou que o Plano Nacional de Educação, que está tramitando no Congresso Nacional, estabelece a gestão democrática da educação, com a participação da comunidade. “O Plano prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas no setor”.

Diversas informações sobre o trabalho realizado pela Secretaria foram apresentadas, como manutenção escolar e reformas que estão previstas nas unidades; aquisição de materiais, a merenda oferecida; a qualidade do uniforme; o sistema apostilado; o transporte público dos estudantes; além de atendimentos específicos como de fonoaudiologia.

Os projetos implantados também mereceram atenção especial como o Programa de Integração Família Escola (PIFE), que prevê a visita dos professores à família dos alunos; a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) em ambiente virtual; e Caminhos do Saber, que consiste no transporte dos alunos para atividades extraclasse, utilizando os microônibus adquiridos recentemente.

Transporte escolar

Reconhecendo a necessidade de melhorias no transporte escolar, o secretário de Educação explicou que foi realizado o levantamento de todos os dados. São 4.219 alunos cadastrados na rede municipal de ensino. Os alunos transportados são 2.869, não transportados são 1.350.

Ele ainda explicou que, pela legislação, a municipalidade tem obrigação de transportar alunos que morem a mais de um raio de dois quilômetros de distância da unidade escolar. Pelo levantamento, são transportados 1.238 estudantes que moram a menos de dois quilômetros de distância. “Podemos estudar outras formas de transporte, alguns bairros já contam com ciclovia e um trajeto seguro”, comentou o secretário.

Creche

Outro dado apresentado durante o encontro foi a real demanda por uma vaga em creches. De acordo com o levantamento da Secretaria de Educação, atualmente existem 704 solicitações de vagas. “Fizemos um levantamento minucioso, com todas as solicitações e excluímos as duplicidades e chegamos a esse número real”, explicou Carvalho.

Credibilidade

A vendedora Miriane Viana Moreira, é mãe de aluno e faz parte do Conselho Escolar do Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Jardim Raphael e esteve presente ao encontro. Ao final das apresentações, ela declarou que está à disposição da Secretaria de Educação para colaborar nos projetos. “Estou acreditando nesse novo projeto que trará mudanças para a educação. Vamos procurar envolver mais a comunidade nas escolas e sabemos que contamos com o apoio dos diretores e da Prefeitura”.

Para o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Carlos Bispo dos Santos, a educação era vista como uma “caixa preta”, que muitas pessoas tinham medo de abrir. “Ninguém sabia como abordar a questão. Agora a Prefeitura está buscando essa aproximação com a família, fortalecendo também os conselhos escolares”.

A intenção da Secretaria de Educação é realizar periodicamente encontros nas unidades escolares, que serão abertas para a participação da comunidade. O calendário dos encontros será divulgado oportunamente.