Equipe de manutenção do Hospital Bertioga dá exemplo de reciclagem

6 de julho de 2015

Equipe de manutenção do Hospital Bertioga dá exemplo de reciclagem

O Instituto Corpore há dez anos trabalha com gestão de saúde e é reconhecido, também, por suas ações ambientais. Todos os projetos sociais desenvolvidos pelo instituto possuem um desafio em comum: o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, das comunidades onde atua, priorizando, assim, ações na área da assistência social, saúde, meio ambiente, cultura e lazer.

A criatividade e a busca por construir um mundo melhor não passaram despercebidas e, exemplo disso foi a construção de uma lixeira reciclada para a área externa, idealizada pela equipe de manutenção do Hospital Municipal de Bertioga.

Utilizando materiais que seriam descartados, como um tambor velho de produtos de limpeza, uma antiga placa de identificação e dobradiças retiradas de uma porta sem uso, o grupo formado por Romilton Soares Lima, Renan Soares Lima, João Justino da Cruz e Clérison B. Pereira confeccionou uma nova lixeira criada para uso externo e acondicionamento de resíduos comuns/recicláveis, mostrando que com criatividade é possível ser sustentável, reciclando objetos que iriam para o lixo. Para a área interna, o hospital mantém o padrão ABNT para coleta e descarte correto de resíduos infectantes, perfuro e químicos.

Segundo o Ministério da Saúde, essa atitude simples, como da equipe de manutenção do hospital em Bertioga, gera economia de matéria-prima, água e energia; além de ser menos poluente e aliviar os aterros sanitários, poupando espaço nas cidades para outros fins.

Despertar a conscientização ambiental para uma vida sustentável é uma atitude levada à série pelo Instituto Corpore. Reflexo disso é que, atualmente, a organização desenvolve programas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde nas unidades que atende. O Hospital Bertioga está em processo de implementação desse Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

O plano contempla treinamentos, que almejam conscientizar pacientes e colaboradores sobre atitudes sustentáveis e que integram aspectos de responsabilidade social da empresa. Outro exemplo são ações comemorativas realizadas para funcionários e pacientes, como esclarecimentos sobre uso consciente da água, no Dia Mundial da Água, entre outras.

Segundo Camila Alves, consultora ambiental do Instituto Corpore, o Hospital Bertioga está “em processo de implementação do PGRSS na unidade, onde até o final deste mês de julho será realizado um treinamento de apresentação do plano e as ações nele descritas, dentre elas o princípio dos 3 Rs”. Esse princípio consiste em reduzir o consumo; reutilizar e reciclar, transformando materiais já usados em novos produtos.