Equoterapia da Prefeitura aponta  benefícios para pessoas com deficiência

24 de julho de 2014

Equoterapia da Prefeitura aponta benefícios para pessoas com deficiência

O uso de cavalos para o tratamento de pessoas com mobilidade reduzida e atraso no desenvolvimento vem sendo um remédio natural na evolução de jovens e crianças com deficiência motora e intelectual, que é disponibilizado pela Prefeitura de Bertioga, por meio do Centro de Equoterapia, que funciona no Paço Municipal. O tratamento auxilia no trabalho de recuperação e facilita a autoconfiança da pessoa com deficiência.


Costelinha, Alasão, Holliwood e Betoven são alguns dos cavalos que fazem parte do Centro de Equoterapia da Prefeitura, que atende atualmente 83 praticantes. No local são desenvolvidas atividades indicadas para o tratamento de diversas patologias e comprometimentos motores e cognitivos. São crianças com doenças como paralisia cerebral, Síndrome de Down, de Ohdo e de Asperger e autismo.

A Prefeitura de Bertioga oferece atendimentos gratuitos, acompanhados de uma equipe formada por fisoterapeutta, psicólogo, professores de equitação, veterinário e auxiliares condutores e laterais. Antes do tratamento, a criança passa por avaliações da equipe multidisciplinar que definirá o tratamento correto para cada usuário do serviço.

“Meu filho faz fisioterapia no Centro de Equoterapia da Prefeitura há dois anos. Nesse período, o desenvolvimento motor dele melhorou muito, com mais equilíbrio, mais coordenação na fala, enfim tudo melhorou. O processo de recuperação com o uso de cavalos é muito eficiente comparado a outros métodos”, ressalta a mãe, Patrícia Mendes Novo Gomes.

As palavras de Patrícia são reforçadas pela fisioterapeuta Vanessa Pimentel, que é especialista na área de neuropediatria. Segundo ela, o tratamento com cavalo é fundamental para a aceleração dos resultados com esse tipo de paciente.

A marcha do cavalo, explica Vanessa, simula o caminhar do ser humano, com movimentos tridimensionais, para cima, para baixo e para os lados. “A criança precisa se esforçar para se equilibrar e isso proporciona melhor controle de tronco e cabeça e maior desenvolvimento motor além de melhorar a marcha. Cerca de 80% do andar do cavalo, corresponde ao andar humano”, ressalta a fisioterapeuta, lembrando que, além disso, o contato com o animal estimula a atenção, a socialização e a autoestima da criança.

Para a professora de Equitação, Ana Paula Varela, o desenvolvimento das crianças com o tratamento é gratificante. “A finalidade do nosso trabalho é reabilitar e educar os assistidos. O contato com o cavalo possibilita ganhos psicológicos, aumentando a autoestima e a autoconfiança, porque o animal torna-se um amigo de confiança daquela criança, que por sua vez se torna mais sociável construindo uma relação de confiança entre ela e o animal”.

Um dos benefícios do tratamento, apontado pelo psicólogo do Centro de Equoterapia, Fabrício Demigliano, é o uso do cavalo como elemento terapêutico, de forma que a criança seja sempre mais independente do que ela possa ser.

“O intuito do tratamento é aumentar a autoconfiança, a autoestima e as habilidades sociais e, para isso, o cavalo funciona de forma excelente”, afirma Demigliano, explicando que na Equoterapia é possível retirar a criança do ambiente clínico formal e atender no Centro, de forma lúdica e terapêutica, que envolve o ser humano por completo e, com isso, paciente e cavalo participam ativos dos exercícios.

A Equoterapia atende, semanalmente, de segunda a sexta-feira, no Paço Municipal, que fica na Rua Luiz Pereira de Campos, 907, Centro (antiga Vila Itapanhaú). O telefone é 3319-8041.