Equoterapia de Bertioga realiza 4200 atendimentos em 2018

23 de dezembro de 2018

Equoterapia de Bertioga realiza 4200 atendimentos em 2018

Serviço muito esperado por pais de especiais iniciou em maio e fecha o ano com balanço positivo

 

O “Centro de Equoterapia Amor em Movimento” encerra o ano de 2018 com cerca de 4200 atendimentos oferecidos a crianças e jovens especiais. Para comemorar a marca, na sexta-feira (21), os 75 atendidos e seus familiares participam de evento de confraternização. O encontro teve recreação, montaria com auxílio das terapeutas, atividades com participação dos pais e a presença do Papai Noel, que proporcionaram uma tarde feliz a todos.

 

“Encerramos o ano com aproximadamente 4200 atendimentos, cerca de 600 por mês, revertidos em benefícios para as crianças. Temos relatos de mães agradecendo porque a parte afetiva e motora de crianças de cadeira de rodas e com paralisia cerebral está melhor. É um projeto qualificado, com equipe capacitada”, diz a diretora de Acessibilidade e Inclusão da Prefeitura. “Não temos faltas, faça chuva ou faça sol. As mães são assíduas, o que significa que é uma terapia que dá muito resultado”.

 

Maria Evaneide Oliveira, mãe do Carlos Jose Moraes Martin, conta que ele nem montava no cavalo e agora está muito bem. “Graças a Deus voltou a funcionar a Equoterapia, porque é uma das melhores terapias para o meu filho. No dia que ele faz a terapia fica mais calmo, dorme melhor, no caminho até cochila no carro. Agradeço toda a equipe que faz a Equoterapia funcionar”.

 

A nova Equoterapia de Bertioga foi inaugurada em maio de 2018, dentro da Vila do Bem, no Bairro Chácaras. É um importante equipamento público esperado pela população há anos para o tratamento das crianças e jovens com necessidades específicas.

 

O Centro oferece tratamento nas áreas de fisioterapia (melhorando equilíbrio, percepção e a parte motora), psicologia (afetividade e sociabilidade) e equitação terapêutica (parte lúdica). As crianças são encaminhadas ao serviço através do Núcleo de Apoio à Criança Especial (Nace), a partir de diagnóstico de neuropediatra e ortopedista.


A terapia com cavalos estimula o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para auxiliar no tratamento de pessoas com deficiência física ou intelectual, como Síndrome de Down, paralisia cerebral, deficiências múltiplas e autismo.