Escola do Caiubura vai se transformar em creche

31 de julho de 2014

Escola do Caiubura vai se transformar em creche

A Emeif do Caiubura vai se transformar em um Núcleo de Educação Infantil (Neim). A decisão foi tomada pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, após tratativas com a comunidade. As atividades na unidade estão suspensas desde janeiro deste ano, em virtude da necessidade de serviços de manutenção.

Desde o início do ano, a Secretaria de Educação está buscando soluções para a unidade, entre a ampliação ou manutenção. De acordo com o secretário de Educação, optou-se pela realização de serviços de manutenção do prédio existente, que conta com duas salas de aula, e ainda será instalada mais uma sala tipo contêiner, que será adaptado e integrado à unidade escolar. A nova sala vai contar com revestimento acústico, portas e janelas amplas e ar condicionado. Cada sala de aula, inclusive a sala contêiner, tem capacidade para 30 alunos. Serão atendidas crianças de 1 a 5 anos.

A decisão de transformar a unidade em creche ocorre em virtude da demanda do próprio bairro. De acordo com o secretário, a municipalidade atende na totalidade a demanda por educação básica (1º ao 5º ano) em todo o Município, entretanto, existe solicitação de vagas em creches. “Além disso, a comunidade do Caiubura terá melhor acesso à creche, sem a necessidade de transporte escolar para essas crianças de pouca idade”.

Manutenção

A manutenção da unidade será realizada por meio do novo sistema de manutenção predial implantado pela Secretaria de Educação, na qual três equipes, constituídas cada uma delas por nove profissionais, realizam o serviço. Ainda de acordo com o secretário, a mão de obra já consta do contrato e os materiais serão adquiridos por ata de registro de preço.

O custo para a adaptação da sala contêiner é de cerca de R$ 40 mil. A reforma e a implantação do contêiner serão realizadas neste semestre e a unidade poderá ser reaberta no início do próximo ano letivo. “A sala contêiner é baseada um projeto moderno, que permite utilizar o equipamento com qualidade. Além disso, a comunidade optou por uma pintura externa colorida e moderna”, explicou o secretário.

Remanejamento

Com a suspensão das atividades da Emeif do Caiubura, a Secretaria de Educação remanejou todos os alunos para escolas em outros bairros. A unidade contava com 80 alunos. Quinze são moradores no Caiubura; 55, no Sítio São João e 10 em outros bairros. Eles foram transferidos para as Emefs Giusfredo Santini, José Inácio Hora, Dino Bueno e Emeif Delphino Stockler de Lima, todas na região central da Cidade e são integradas ao sistema de transporte escolar gratuito, que atende quatro mil alunos.

A Prefeitura disponibilizou um microônibus para fazer o transporte dos alunos, sendo que a maioria deles já utilizava o sistema. “Grande parte é de outros bairros e utilizam o transporte escolar. Nesse sentido, não houve mudança e nenhum aluno será prejudicado”, informou o secretário.

Os quatro professores lotados na escola tiveram salas atribuídas em outras unidades. Dois serão destinados para a Emeif Delphino Stockler de Lima, um para a Chácara Vista Linda e um para Emef Dino Bueno.