Escolas fazem apresentação do Projeto de Leitura

9 de novembro de 2015

Escolas fazem apresentação do Projeto de Leitura

O Projeto de Leitura – Experiências Leitoras e Práticas Letradas nos Espaços Escolares, desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, durante todo o ano letivo está encerrando. E para comemorar o sucesso da iniciativa, as escolas municipais estão realizando apresentação de final de ano.

Os professores e alunos prepararam mostras, jograis, teatro, rodas de leituras e salas temáticas, que estão abertas à visitação da comunidade desde o último dia 05 até o dia 11 do mês que vem.

Este ano, a proposta da Secretaria de Educação para incentivar a leitura entre alunos do Infantil I ao 5º ano, foi apresentar aos estudantes o trabalho de um autor da literatura infantil brasileira. Entre eles estão Liliane Iaccoca, Ana Maria Machado, Monteiro Lobato, entre outros.

A distribuição dos autores por escola foi feita por meio de sorteio e a forma como os alunos trabalharam cada autor ficou sob responsabilidade da escola. Os professores receberam formação pedagógica para trabalhar as diversas obras dentro da sala de aula.

Este é o primeiro ano que a Prefeitura de Bertioga realiza o Projeto de Leitura. O objetivo é incentivar o contato com o livro e com a literatura já nos primeiros anos de idade. O resultado desse trabalho poderá ser revelado durante as avaliações periódicas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Governo Federal, e o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp).