Escolas fazem apresentação do Projeto de Leitura a partir do dia 18

5 de outubro de 2016

Escolas fazem apresentação do Projeto de Leitura a partir do dia 18

O Projeto de Leitura – Experiências Leitoras e Práticas Letradas nos Espaços Escolares, desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, durante todo o ano letivo, está encerrando. E, para comemorar o sucesso da iniciativa, as escolas municipais estarão realizando apresentação dos trabalhos de final de ano, na próxima quinzena.

Professores e alunos prepararam mostras, teatro, rodas de leituras e salas temáticas, que serão abertas à comunidade, a partir do próximo dia 18, até 1º de dezembro. Este ano, a proposta da Secretaria de Educação para incentivar a leitura entre alunos do Infantil I ao 5º ano, foi apresentar aos estudantes o trabalho de um autor da literatura infantil brasileira.

Entre eles estão Vinícius de Moraes, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Ziraldo, Monteiro Lobato, Pedro Bandeira, Liliana Iaccoca, Eva Furnari, Rubem Alves, Sylvia Orthof, entre outros.

A primeira unidade de ensino a fazer sua apresentação é a Emeif Professor José Inácio Hora, no próximo dia 18, às 9 horas. A autora que será trabalhada entre os alunos será Tatiana Belinky. Depois será a vez da Neim Guaratuba, no dia 20, às 14 horas, com obras da autora Eva Furnari.

As obras da autora Sylvia Orthof serão trabalhadas pela EM José de Oliveira Santos no dia 21, a partir das 10 horas. Em cada uma das escolas, a distribuição dos autores foi feita por meio de sorteio e a forma como os alunos trabalharam cada autor ficou sob a responsabilidade da escola. Os professores receberam formação pedagógica para trabalhar as diversas obras dentro da sala de aula.

O objetivo do projeto é incentivar o contato com o livro e com a literatura já nos primeiros anos de idade. Os frutos desse trabalho estão sendo revelados durante as avaliações periódicas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Governo Federal, e o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp).

Este ano Bertioga conseguiu avançar no Ideb na rede municipal de ensino ultrapassando a meta estipulada para 2015, que era de 5.3, registrando 5.8 pontos, segundo dados divulgados no dia 08 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado apontou, também, que Bertioga apresentou maior evolução geral no Ideb, entre as redes municipais de ensino. No período entre 2005 e 2015 essa evolução foi de 48%.