Escolas vão receber minibibliotecas com cerca de 50 livros

10 de novembro de 2015

Escolas vão receber minibibliotecas com cerca de 50 livros

As 27 escolas municipais de Bertioga vão receber uma minibiblioteca por meio do projeto ‘Leia para uma Criança’ da Fundação Itaú Social. A entrega oficial vai acontecer no próximo dia 20, às 11 horas, na Secretaria de Educação, e vai contar com a presença do prefeito e do secretário de Educação.

A doação, que vai incentivar ainda mais a leitura nas escolas, foi uma iniciativa da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, que fez gestões junto à Fundação. O Município é um dos únicos que recebeu um kit para cada escola.

São 27 kits com cerca de 50 livros de autores brasileiros e destinados a alunos de diversas faixas etárias. Os livros são de excelente qualidade de impressão e ilustração. Os temas são variados e a seleção dos títulos é feita por profissionais renomados de uma equipe do programa da Fundação Itaú Social.

A intenção da Secretaria de Educação é periodicamente promover uma feira de troca entre as escolas, uma vez que a maioria dos títulos dos livros não é repetida.

As minibibliotecas vão incrementar ainda mais o Projeto de Leitura – Experiências Leitoras e Práticas Letradas nos Espaços Escolares, desenvolvido pela Secretaria e que consiste em incentivar o contato com o livro e com a literatura já nos primeiros anos de idade.

Esse projeto é desenvolvido durante o ano nas unidades escolares e culmina com apresentações dos trabalhos dos alunos, o que vem acontecendo nas 27 escolas até o dia 11 de dezembro. O resultado desse trabalho de incentivo à leitura poderá ser revelado durante as avaliações periódicas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Governo Federal, e o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp).