Espaço Cidadão-Boracéia comemora 70 mil atendimentos em dois anos

30 de junho de 2014

Espaço Cidadão-Boracéia comemora 70 mil atendimentos em dois anos

O sucesso do Espaço Cidadão-Boracéia se comprova por meio de números. No último ano, foram realizados mais de 40 mil atendimentos, uma média de 3.300 por mês. No primeiro ano de funcionamento foram realizados cerca de 30 mil atendimentos, totalizando 70 mil em dois anos. São disponibilizados serviços públicos e sociais, além de atividades de esporte, cultura e lazer.

O equipamento público, idealizado pelo prefeito de Bertioga, para facilitar a prestação de serviços públicos para a comunidade, neste mês de junho completa dois anos de funcionamento.

Desde a implantação do Espaço Cidadão-Centro, a primeira unidade, inaugurada em 2010, a intenção da administração pública foi de facilitar a vida do cidadão, com serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT); de Assistência Social, como a inscrição nos programas do governo; e segunda via de contas de consumo, como água e luz.

Um dos serviços que tem mais procura é o dos Correios, onde é possível fazer postagem e retirada de correspondências, além do serviço de caixas postais. Somente no ano passado foram realizados 7.506 atendimentos.

O imóvel onde fica o Espaço Cidadão-Boracéia ainda abriga o Centro Cultural, onde são realizadas aulas de boxe, pintura em tela, artesanato, música, desenho artístico, ginástica e judô. Pelo menos, 18 mil alunos fazem algum tipo de atividade no local.

Serviços

No Espaço Cidadão-Boracéia são oferecidos serviços como do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). As emissões de Carteira de Trabalho durante o ano passado foram 240. Já os cadastros de emprego do Ministério do Trabalho chegaram a 600.

Outro serviço muito utilizado é a emissão de segunda via de contas de consumo, como de água e luz. No ano passado foram solicitadas 1.860 segundas vias. O CPF também pode ser solicitado no Espaço Cidadão-Boracéia. No ano passado foram 1.000 solicitações.

Também é possível emitir o Cartão do Cidadão e ter acesso a serviços administrativos do Trânsito, como emissão de Cartão de Estacionamento para Idoso e para Pessoa com Deficiência. No último ano, foram emitidos 108 cartões.

Os programas sociais também estão disponíveis, como o Bolsa Família, Renda Cidadã, Aprendendo e Ganhando, Pró-Jovem e Viva Leite. O local funciona como um posto avançado do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do Indaiá, que no ano passado atendeu 1.000 pessoas.

No local também funciona uma unidade do Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado, e, ainda, um posto de Assistência Social para atendimento à população sobre programas sociais. Na Sala Multimídia acontecem cursos, palestras e treinamentos, e o local ainda conta com Internet Livre Wi-Fi. O Acessa São Paulo de Boracéia realizou 4.614 atendimentos em um ano.

A equipe técnica que atende a comunidade no Espaço Cidadão-Boracéia auxilia os interessados em diversos serviços, como a emissão do Cartão SUS (1.320 emissões em um ano), inscrições no INSS (550), agendamentos de perícias no INSS (225) e preenchimento de carnê do INSS (660).

O Espaço Cidadão-Boracéia fica na Rua José Costa, 138. O telefone é 3312-5590.