Especial 25 anos - Bertioga é a segunda da região em desenvolvimento econômico

18 de maio de 2016

Especial 25 anos - Bertioga é a segunda da região em desenvolvimento econômico

Análise da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) aponta que Bertioga segue como a segunda Cidade mais bem posicionada na Região Metropolitana da Baixada Santista, em desenvolvimento socioeconômico. O Município aparece na 302ª posição no ranking nacional e 143ª na estadual. O índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IDFM) 2015 – ano base 2013, da Cidade é de 0,8157 pontos, e de emprego e renda é de 0,7528 pontos.

A pesquisa, divulgada em fevereiro deste ano, revela também que, no geral, as cidades tiveram evolução em relação ao período anterior. Bertioga se mantém a segunda mais bem posicionada da Baixada Santista, seguida por Cubatão que aparece na 323ª posição em nível nacional com 0,8126 pontos. Ao lado de Santos, tanto Bertioga como Cubatão são considerados, pela Firjan, municípios de alto estágio de desenvolvimento, com base na metodologia aplicada.

Para o prefeito Mauro Orlandini o resultado é fruto da gestão eficiente dos recursos públicos, investimento nas políticas sociais e de desenvolvimento humano e na infraestrutura da Cidade. “São esses fatores que criam um ambiente favorável no Município para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. É a constatação de que estamos no rumo certo”.

Orlandini destaca que ainda há muitos desafios em uma Cidade que está na juventude, porém, quando governo, iniciativa privada e sociedade estão comprometidos com o desenvolvimento do Município, o resultado só pode ser positivo. “Vamos continuar investindo em nosso bem mais valioso, ou seja, nas pessoas, opção primeira do nosso governo, porque são elas que fazem tudo funcionar. Elas são o alicerce da sociedade”, comenta o prefeito de Bertioga.