Esportes tradicionais são destaques na programação do Festival Indígena de Bertioga

13 de abril de 2022

A emoção dos esportes tradicionais indígenas poderá ser sentida de perto durante o Festival Indígena de Bertioga (FIB) - Expo Aldeia. As etnias Guarani, Kurâ Bakairi e Kuikuro, estarão reunidas para praticar diversas modalidades como arco e flecha, cabo de força, arremesso de lança e lutas corporais. O evento acontecerá no Parque dos Tupiniquins, próximo ao Forte São João, entre os dias 19 e 23 de abril e promete ser um show de cultura e diversidade para o público.

Realizado pela Prefeitura de Bertioga e produzido pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), o Festival tem o objetivo de preservar, valorizar e divulgar os costumes indígenas.

ESPORTES TRADICIONAIS

O tiro com arco e flecha é uma das modalidades de origem indígena mais conhecida, sendo incluída nos Jogos Olímpicos de 1900. Sua origem está ligada a caça e rituais desde a pré-história. Neste esporte, os participantes lançam flechas com o objetivo de acertar o centro de um alvo fixo, localizado à distância. Antes da competição é definido o número de lançamentos que cada participante fará.

Já o cabo de força, tem o objetivo de medir a resistência e força física dos competidores. A disputa acontece com dois grupos com número igual de participantes, cada qual puxando uma ponta da corda. Vence a equipe que conseguir puxar o outro time até a demarcação no meio do campo.

Também ocorrerá o arremesso de lança, atividade praticada durante a caça. Nesta modalidade, vence quem conseguir arremessar a lança na maior distância. Antes da competição é definido o número de tentativas que cada atleta terá direito.

As lutas corporais também vão ganhar palco no festival. Conhecidas entre os povos indígenas do Alto Xingu como huka-huka, a luta consiste em dois competidores ajoelhados um de frente para outro na tentativa de girar o oponente até levá-lo ao chão.

PROGRAMAÇÃO DE 19 A 23 DE ABRIL

DIA 19/04

10h – Feira de Artesanato

10h30 – Roda de conversa – Artesanato indígena: identidade, meios de vida e sustentabilidade

14h – Momento de Integração – Jogos e brincadeiras indígenas para crianças, povos Kuikuro, Kura-Bakairi e Guarani

18h – Abertura oficial: apresentação das delegações; fogo sagrado; pajelança; fala das autoridades; apresentações culturais; show pirotécnico e dança de integração.

DIA 20/04

09h – Feira de Artesanato

10h – Momento de Integração – Jogos e brincadeiras indígenas para crianças povos Kuikuro, Kura-Bakairi e Guarani

14h –Momento de Integração – Jogos e brincadeiras indígenas povos Kuikuro, Kura-Bakairi e Guarani

15h – Demonstração de Esportes tradicionais indígenas: arco e flecha e cabo de força

20h – Apresentação cultural e homenagem a Carlos Terena

DIA 21/04

09h – Feira de Artesanato

10h – Roda de conversa: Jogos dos Povos Indígenas e a Memória viva de Carlos Terena – passado, futuro, desafios e conquistas.

11h – Momento de Integração – Jogos e brincadeiras indígenas para o público

15h – Demonstração de Esportes tradicionais indígenas: arremesso de lança e lutas corporais

20h – Apresentação cultural da Beleza e Diversidade dos Povos Indígenas

DIA 22/04

09h – Feira de Artesanato

10h – Roda de conversa: Povos Indígenas do Brasil em 2022: expectativas e desafios

11h – Momento de Integração – Jogos e brincadeiras indígenas para o público

14h30 – Demonstração de Esportes tradicionais indígenas

16h30 – Apresentação da Culinária Indígena

20h – Apresentações culturais dos povos indígenas e não indígenas

DIA 23/04

10h – Roda de conversa: III Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

11h – Momento de Integração – Jogos e brincadeiras indígenas com o público

15h – Apresentação da Culinária Indígena

18h – Apresentações culturais e reconhecimento aos participantes

20h – Cerimônia de encerramento, ritual do fogo sagrado e festa de integração dos povos.

Parque dos Tupiniquins – Av. Vicente de Carvalho, 702 – Centro.