Estudantes recebem premiação do Concurso da Semana da Pátria

18 de setembro de 2014

Estudantes recebem premiação do Concurso da Semana da Pátria

Os alunos vencedores do concurso em comemoração à Independência do Brasil – 7 de Setembro, realizado durante a Semana da Pátria, de 01 a 05 deste mês, receberam a premiação nesta quarta-feira (17), no Galpão Anexo à Secretaria de Educação, no Paço Municipal.

Os vencedores vieram acompanhados pelos colegas de classe, professoras e diretoras. E antes de receberam a premiação, todos passaram pelo gabinete do prefeito de Bertioga, que mostrou um pouco de sua rotina de trabalho e respondeu aos questionamentos dos estudantes.

Mais de mil alunos do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino participaram do concurso organizado pela Prefeitura de Bertioga, em parceria com o Sesc. Eles aprenderam sobre a importância histórica das fortalezas no Brasil, inclusive o Forte São João, e fizeram desenhos sobre o tema.

Os três alunos vencedores foram Bruna Vitória Carneiro, do 5º ano A, da Emeif Delphino Stockler de Lima; Fabrício Ferreira Santos, do 5º ano C; e Crystyan Rodrigues de Jesus, do 5º ano A, ambos da Emeif Giusfredo Santini; em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Eles receberam como premiação um tablet para o primeiro e segundo e uma bicicleta para o terceiro.

Para Bruna, a assimilação das informações foi muito importante. “Enquanto um contava a história, outro desenhava. Ficou mais fácil de entender”, lembrou a vencedora, explicando sobre a metodologia utilizada, quando um contador de história relatava pontos importantes sobre as fortalezas e um desenhista detalhava os fatos.

Os alunos da Educação Especial também participaram do concurso e foram premiados. Foram João Vítor Jorge, do 4º ano da Emeif José Carlos Buzinaro; Felipe Sarapião, do 4º ano da Emeif Giusfredo Santini; e Vinícius Felipe da Silva, também do 4º ano, da Emeif José Inácio Hora. Eles receberam um kit com diversos jogos didáticos.

“Fico muito orgulhoso de nossas crianças. São inteligentes e esforçadas. Não podemos esquecer também dos nossos professores, que se dedicam com carinho. E o resultado são os excelentes índices da educação em Bertioga”, comentou o prefeito, referindo-se ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado recentemente pelo Ministério da Educação, que mostra que o Município ultrapassou a meta estipulada para 2013, que era 5.0, registrando 5.4 pontos.

Exposição

A qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos impressionou a comissão julgadora do concurso e motivou a Prefeitura de Bertioga a realizar uma exposição de alguns desenhos que retratam o Forte São João. A data do evento será informada oportunamente.