Evento de acessibilidade recebe cerca de 100 pessoas em Bertioga, dia 21

13 de janeiro de 2015

Evento de acessibilidade recebe cerca de 100 pessoas em Bertioga, dia 21

Bertioga recebe no próximo dia 21, cerca de 100 pessoas entre adultos, crianças e adolescentes, atendidos pelo Núcleo de Apoio à Inclusão de Pessoas com Deficiência (Naispd II e III) – Alegria de Viver, com sede em Itaquera – Zona Leste de São Paulo. O evento vai acontecer na Praia da Enseada, na região do cantão do Indaiá, no período das 10 às 15 horas.

O grupo estará participando do Encontro Alegria de Viver, que proporcionará aos visitantes o programa Praia Acessível, que tem como objetivo oferecer equipamentos e tecnologia (cadeiras anfíbias) para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade; e práticas acessíveis, como caiaque e ecocaiaque, realizadas pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão (DAI), vinculada à Secretaria de Segurança e Cidadania.

O encontro receberá 12 cadeirantes e 28 pessoas com deficiência intelectual ou autismo, além de 40 acompanhantes e 12 colaboradores do Naisped. Segundo informa o diretor de Acessibilidade e Inclusão da Prefeitura de Bertioga, na oportunidade será disponibilizado o projeto ‘Verlejando’ – prática de vela voltada a deficientes visuais, desenvolvido pelo Município. A atividade é aberta a todos que queiram participar, independente dos integrantes do grupo.

Nessa ação o deficiente visual se destaca por sua orientação espacial, memória localizada, senso de equilíbrio, acuidade dos outros sistemas sensoriais e pela capacidade de construção de mapas mentais. Antes de embarcarem, os participantes fazem uma leitura tátil para conhecer o barco e identificar suas partes, ainda em terra. No veleiro, um deficiente visual fica no leme e outros dois nas velas. A navegação é possível por meio da sensação do vento no rosto.