Evento sobre segurança e saúde atrai trabalhadores da construção civil

31 de agosto de 2018

Evento sobre segurança e saúde atrai trabalhadores da construção civil

Prefeitura de Bertioga realizou ontem (30), o evento “A Importância da Segurança e Saúde do Trabalhador na Construção Civil”, voltado para trabalhadores e profissionais da área, atraindo arquitetos, engenheiros e outros interessados no tema. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde.

A abertura contou com falas do secretário municipal de Saúde,  e da diretora de Vigilância em Saúde, “O objetivo foi apontar e orientar sobre temas importantes aos trabalhadores, evitando acidentes e problemas de saúde”, diz Santos.

Abordando a segurança e saúde do trabalhador, palestrou o engenheiro Fernando José Águas, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Cubatão). Foram pauta também doenças como Hanseníase, Tuberculose, Tabagismo, IST’s e Hepatites virais, com palestra do médico infectologista e sanitarista Aluísio Bichir e da enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Viviane Costa Silveira.

A fisioterapeuta Silvana Maria de Brito falou sobre problemas ortopédicos como Escoliose e Lombalgia. A saúde mental dos trabalhadores também foi tratada pela médica psiquiatra Ana Rita da Silva Santos. Para fechar as palestras, o técnico em Segurança do Trabalho Wagner César Gonçalo de Barros abordou temas como descarte de resíduos e Análise Preliminar de Risco (APR).

O evento contou ainda com realização de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); Glicemia; além da distribuição de material informativo.