Expansão de iluminação beneficia 96 ruas

21 de outubro de 2015

Expansão de iluminação beneficia 96 ruas

O projeto de expansão de iluminação de ruas em Bertioga está em pleno andamento. Mais dois processos já foram abertos e contemplam a instalação de 291 luminárias e 108 postes novos, beneficiando 96 ruas nos bairros das regiões Sul, Central e Média. Vale ressaltar que algumas ruas já contavam com postes e foi necessária somente a instalação da luminária. Todas as lâmpadas são de 100 watts de vapor de sódio.

A execução do primeiro lote iniciou no último dia 13 e os serviços estão sendo feitos nos bairros Jardim Vicente de Carvalho (05 ruas beneficiadas), Albatroz (07), Maitinga (06), Rio da Praia (20), Jardim Raphael (08), Centro (01), Caiubura (02) e Vista Linda (09). Boracéia já recebeu o serviço de expansão de rede, entretanto, uma rua será beneficiada nesse lote, totalizando 59 ruas. A previsão é de que o serviço seja concluído até o dia 30 de novembro.

A partir do dia 02 de novembro, uma nova fase que vai beneficiar mais 37 ruas, sendo 28 no Indaiá e mais 09 no Caiubura. Serão instalados 61 postes e 160 luminárias nas duas localidades, todas com lâmpadas de 100 watts de vapor de sódio.

O serviço está sendo gerido pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Gestão de Energia, vinculada à Secretaria de Serviços Urbanos. A execução está sob responsabilidade da Engeluz Iluminação e Eletricidade, vencedora da licitação, e está sendo custeado pela Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Gestão de energia

O projeto de expansão da rede de iluminação segue determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que transfere a gestão da iluminação pública para as prefeituras, inclusive com a implantação da CIP. Em Bertioga, a CIP foi criada em julho de 2013, com a proposta de iluminação de 100% das áreas urbanizadas da Cidade.

De acordo com o diretor de Gestão de Energia, atualmente, 96% dessas áreas já contam com iluminação. A contratação de empresa para execução dos serviços também é uma determinação da Aneel.

A Engeluz iniciou o trabalho em julho deste ano e, segundo o diretor, o atendimento às solicitações de serviço, como substituição de lâmpadas, por exemplo, levava cerca de 10 dias. Atualmente é de cinco dias. “E a nossa meta é de dois dias, até o início do ano que vem”, informou.

Outra vantagem do novo sistema, apontada pelo diretor, é a quantidade de lâmpadas em funcionamento na Cidade. Antes do novo sistema, 10,6% de pontos de iluminação estavam apagados. Hoje, são somente 1,5%. Ele ainda ressalta que o fornecimento de energia continua sendo feito pela Elektro, concessionária de energia que atende Bertioga.

Os munícipes que quiserem solicitar a substituição de lâmpadas queimadas ou manutenção, em casos de luminárias que estejam permanentemente acesas, contam com três canais de comunicação. As solicitações devem ser feitas pelos telefones 0800 774 8000 e 3319-8035, além do email cipbertioga@bertioga.sp.gov.br.