Exposição de Orquídeas e Bromélias começa nesta sexta (30)

27 de outubro de 2015

Exposição de Orquídeas e Bromélias começa nesta sexta (30)

Com a expectativa de atrair cerca de três mil visitantes, tem início nesta sexta-feira (30), a 7ª edição da Semana de Orquídeas e Bromélias de Bertioga, no Forte São João. A abertura acontece às 18 horas e o evento segue no sábado (31) e domingo (01), das 9 às 17 horas.

A iniciativa é do Núcleo Orquidófilo de Bertioga (NOB) e o Círculo Paulista de Orquidófilos (CPO), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. O evento vem mostrar Bertioga como um importante celeiro dessas espécies e que este ano lança o tema ‘Resgate, Preservação, Multiplicação de Espécies da Região e Reintrodução dessas Espécies em Praças, Logradouros e Condomínios’.

A exposição é uma importante ferramenta de educação ambiental, onde as pessoas passam a ter um contato, conhecer um pouco mais sobre essas plantas, para então promover ações que visam de fato a sua preservação e conservação.

Durante o evento, além da exposição das mais belas espécies de orquídeas e bromélias, os interessados também vão poder participar de oficinas de cultivo, gratuitamente, e acompanhar palestras sobre a importância ecológica das bromélias.

O público também poderá comprar orquídeas que estarão expostas no quiosque situado no Parque dos Tupiniquins, na parte externa do Forte São João, e ainda participar do bingo de orquídeas, na entrada da exposição.

Neste ano, em especial, 11 plantas estarão compondo o pódio nas categorias melhor planta da exposição, melhor cultivo, melhor planta brasileira (1º, 2º e 3º lugares), melhor planta estrangeira (1º, 2º e 3º) e melhor híbrido (1º, 2º e 3º). Na oportunidade, o prefeito de Bertioga homenageará os vencedores com um boton da Cidade, que será afixado em cada medalha da premiação.

Na edição do ano passado, o prefeito, em seu discurso, disse que criaria um prêmio para homenagear um importante personagem para a história da orquidofilia. Este será o primeiro ano do prêmio e o homenageado será Augusto Fernandes Neves, escolhido em 2009 como patrono do NOB. Neves é um dos mais atuantes orquidófilos do Brasil, sendo idealizador de uma das primeiras exposições internacionais de orquídeas, realizada em São Paulo.

A organização do evento também edita uma revista sobre as espécies de orquídeas e bromélias da região, que é distribuída no local, com o patrocínio da iniciativa privada: Fazenda Acaraú, Construtora Sobloco, Praias Paulistas. O diferencial é que esse evento é o único que distribui uma revista especializada sobre o assunto, gratuitamente, para o público visitante.

Confira a programação do evento.

Sexta- feira dia  30/10

- 18 horas: Inauguração da exposição

Sábado dia 31/10
- 9 às 19 horas