Farmácia Municipal completa quatro anos com quase 45 mil atendimentos realizados no último ano

13 de junho de 2023

Farmácia Municipal completa quatro anos com quase 45 mil atendimentos realizados no último ano

 

Com quase 45 mil atendimentos realizados no último ano, neste mês de junho a Farmácia Municipal 'Terezia Vari' completa quatro anos. Através dos programas de Atenção Básica e Medicamentos de Saúde Mental, do município, e do Programa de Alto Custo, parceria com a Secretaria da Saúde, do Governo Estado, foram entregues mais de três milhões de medicamentos no mesmo período.

Com um ambiente climatizado e espaço adequado, a farmácia funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para medicamentos da Atenção Básica e psicotrópicos, e de segunda a quarta-feira, das 8 às 16 horas, para dispensa de medicamentos de alto custo.

No local, há também a assistência de um profissional especializado, em período integral e todos os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) têm acesso a medicamentos comuns, como dipirona, além de psicotrópicos e remédios de alto custo e controlados, desde que receitados por médico da rede pública.

Para a retirada dos remédios é necessário que o paciente esteja portando receita médica atualizada e legível, sendo que a receita de medicamentos de uso contínuo tem validade de seis meses. Além disso, o RG e cartão do SUS.

Programa de Alto Custo
A lista de medicamentos disponíveis pelo Programa de Alto Custo, parceria do Governo do Estado com os municípios, pode ser conferida através do link: http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/gestor/assistencia-farmaceutica/medicamentos-dos-componentes-da-assistencia-farmaceutica/links-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/relacao-estadual-de-medicamentos-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/consulta-por-medicamento .

Dona Terezinha
O local homenageia Terezia Vari, a “Dona Terezinha” (1922 – 2017). Ela foi proprietária de uma das primeiras farmácias da Cidade, a Droga Love, inaugurada na década de 70, quando Bertioga ainda pertencia a Santos. Dona Terezinha foi referência farmacêutica e era considerada a primeira médica de Bertioga, ainda que sem diploma ou formação na área da medicina.

Serviço
Rua Rafael Costabile, 585, Centro.