Farmácia Viva da UBS Indaiá  será inaugurada nesta quinta-feira (19)

18 de outubro de 2017

Farmácia Viva da UBS Indaiá será inaugurada nesta quinta-feira (19)

Ampliando a assistência a saúde no Município inauguração acontece a partir das 10 horas

Com o objetivo de orientar a população de forma técnica, a fazer o uso correto de plantas medicinais, a Prefeitura de Bertioga inaugura nesta quinta-feira (19), a partir das 10 horas, a primeira Farmácia Viva do Município, localizada na Unidade Básica (UBS) do Indaiá (Rua São Francisco do Sul, 07). A iniciativa é das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, além do Sesc Bertioga e apoio do paisagista, Diogo Lara.

Como parte da programação, serão realizadas palestras com especialistas em ervas medicinais que
explicarão sobre os benefícios das plantas. Para as rodas de conversas foram convidadas a bióloga Carla Lobo, especialista em ervas medicinais, e a engenheira agrônoma, Sandra Maria Pereira da Silva, que é doutora em plantas medicinais e aromáticas.
A implantação do projeto promove uma série de benefícios para a saúde humana, como o combate a doenças infecciosas, disfunções metabólicas, doenças alérgicas e traumas diversos. As plantas medicinais serão prescritas por médicos da rede de saúde do Município.

Para isso, a população deverá passar por uma consulta na UBS do Indaiá, onde receberá a receita, que poderá ser encaminhada pelo clínico geral, pediatra, ginecologista, dentista, além da enfermeira responsável pelo local.

Serão cultivadas plantas medicinais como melissa, manjericão, alecrim, capim santo, entre outros. As espécies, apesar de não substituírem a medicação tradicional, auxiliam no tratamento de diversos problemas de saúde como gastrite, ansiedade, dores musculares, entre outros.

Todas as plantas cultivadas são reconhecidas pela Anvisa como princípios ativos utilizados para diversas patologias, inclusive publicadas na Farmacopeia Brasileira. O local ficará sob a responsabilidade do farmacêutico Geraldo Tadeu Lista Gonçalo, que junto com os Agentes Comunitários de Saúde e funcionários da Secretaria do Meio Ambiente realizará a manutenção da horta.