Festa da Tainha de Bertioga é a maior e mais tradicional da região

3 de julho de 2015

Festa da Tainha de Bertioga é a maior e mais tradicional da região

Um dos maiores eventos gastronômicos da região, a Festa da Tainha, tem início nesta sexta-feira (03), em Bertioga. A realização, que  integra o Calendário Turístico do Município, é a maior e mais  tradicional da região, se consolidando como um dos principais pratos da  culinária caiçara.

Entrado em sua 38ª edição, sob a realização do Lions Clube, a festa começou acanhadamente no início da década de 1960, no seio familiar dos Bichir, que para festejar o aniversário de seus filhos organizava uma reunião familiar, no mês de junho, na praia de Itaguaré, onde era servido o peixe na brasa.

Mais tarde, os pescadores do bairro Indaiá abraçaram a ideia e passaram a organizar o evento para comemorar a vitória da pesca naquele mês e, finalmente, na década de 70, o evento, passou a ser organizado pelo Lions Clube e, nos últimos 38 anos, vem se firmando como a maior e mais tradicional da região, reunindo um público de cerca de 20 mil pessoas a cada ano.

O evento, que vai acontecer sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, segue até 02 de agosto. A realização, que está em sua 38ª edição, conta com apoio logístico da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura.

O prato é um dos principais da culinária caiçara e nele a tainha é servida assada na brasa (inteira ou espalmada), com acompanhamento de arroz quentinho, farofa bem temperada, vinagrete e pão. A festa, que acontece em uma estrutura montada na Praça de Eventos, ao lado do Forte São João, com capacidade para atender, simultaneamente mil pessoas, já se tornou ponto de encontro e de comemorações de famílias e turistas da Baixada Santista e de várias regiões do Estado.

O presidente do Lions Clube Bertioga, Luís Fernando Bluhu explica que o convite este ano está sendo vendido a R$ 85,00 e dá direito à tainha e às guarnições. Já as bebidas, vinhos nacionais e importados, cerveja e refrigerantes, serão vendidos à parte. Os convites podem ser adquiridos no local da festa, onde o visitante ainda vai contar com estandes com venda de fritas, doces, batidas e caipirinhas, explorados pelo próprio Lions Clube. O total arrecadado na festa será revertido para as ações sociais de entidades beneficentes, atendendo à vocação do Lions, que é servir ao próximo.  A Secretaria de Turismo participa do evento com um estande, onde o visitante poderá obter informações sobre a Cidade, por meio de folders e panfletos, com os atrativos turísticos de Bertioga. O Fundo Social de Solidariedade do Município também vai conta com um estande para exposição de trabalhos artesanais, desenvolvidos na unidade, por meio de cursos e oficinas.

A festa acontece às sextas-feiras, com jantar, a partir das 20 horas; aos sábados com almoço e jantar, a partir das 12 horas, e aos domingos, somente almoço. Uma tainha serve bem três pessoas.  Os demais acompanhamentos são pelo sistema self-service, no qual o visitante pode se servir à vontade.

Serviço A Praça de Eventos está localizada na Avenida Thomé de Souza, ao lado do Parque dos Tupiniquins e Forte São João – Praia da Enseada (Centro).