Festival Indígena de Bertioga recebe mais de 3 mil visitantes durante noite de abertura

20 de abril de 2022

O primeiro dia de Festival Indígena de Bertioga (FIB) – Expo Aldeia foi um sucesso. A abertura oficial, realizada na noite desta terça-feira (19), no Parque dos Tupiniquins, contou com a presença de aproximadamente mais de três mil visitantes, entre moradores da Cidade e turistas.

A abertura foi imersiva e cheia de integração. A cerimônia contou com a presença de delegações indígenas das etnias Guarani do Rio Silveira de Bertioga; Kurâ Bakairi, Kuikuro e Waura, do Mato Grosso; Karajá e Xerente do Tocantins; Pataxó, da Bahia; Kaiapó e Anambê, do Pará; Funi-ô ,de Pernambuco; Terena e Guarani-Kaiuá, do Mato Grosso do Sul e Tupi, de São Paulo.

Após o desfile, a noite também foi marcada por homenagens às vitimas de Covid-19 indígenas e não indígenas. O público permaneceu por um minuto em silêncio para honrar a memória dos líderes indígenas vitimados pela doença, em especial a Carlos Terena, criador e coordenador-geral dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, falecido em junho do ano passado, aos 66 anos.

O momento emocionou o público e levou às lágrimas os integrantes das etnias presentes no Festival.

A cerimônia também teve a participação do prefeito, Caio Matheus, que destacou a da luta pela preservação e desenvolvimento da cultura indígena. “O Festival é uma ocasião mais do que festiva, é um momento de reflexão.

A união dos povos indígenas brasileiros foi necessária para todos os avanços que temos até hoje. Bertioga está sempre de portas abertas para todas as etnias” ressaltou o prefeito.

FOGO SAGRADO

O Festival foi oficialmente aberto com o ritual do Fogo Sagrado, onde os povos se juntaram em um círculo e, agachados, acenderam o fogo. Após o ritual, o Fogo Sagrado foi conduzido até a pira que permanecerá acesa até o final do evento.

Segundo Terena, líder indígena reconhecido mundialmente, o ritual de acendimento do Fogo Sagrado marca a união entre os povos nativos e a reflexão em prol da preservação da cultura tradicional.

A cerimônia continuou a encantar os visitantes. A plateia vibrou com Hino Nacional brasileiro cantado em Tupi-Guarani pelo cacique e violonista Robson Miguel, que traduziu a canção, símbolo da República, para incluir os povos nativos a nação brasileira.

O show pirotécnico marcou o encerramento da noite, com um espetáculo de cores, além da animação e integração entre os povos indígenas e o público visitante.

MAIS INVESTIMENTOS PARA A EDUCAÇÃO INDÍGENA

A Escola Municipal Indígena Guarani Nhembo ‘e’ á Porã que atende crianças da Aldeia Rio Silveira receberá investimento de cerca de R$ 1 milhão para melhorias em infraestrutura. O anúncio foi feito pelo prefeito Caio Matheus durante a cerimônia de abertura do Festival Indígena de Bertioga.

No evento, foi assinado o documento para elaboração do projeto que contempla a reforma, ampliação e modernização da escola de ensino infantil e fundamental. As obras incluem construção de mais duas salas de aula, reparos no piso e drenagem do terreno.

“O investimento visa garantir o desenvolvimento da educação do povo indígena, para atrelar a tradição cultural à modernidade, trazer mais comodidade a todos e, assim, expandir ainda mais o aprendizado e conhecimento do povo Guarani”, declarou o prefeito Caio Matheus.