Forte São João integra 8ª Primavera dos Museus

24 de setembro de 2014

Forte São João integra 8ª Primavera dos Museus

Bertioga integra o guia da 8ª Primavera dos Museus, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus, por meio do Forte São João. O tema esse ano é ‘Museus Criativos’ e a intenção é estimular a diversidade de iniciativas e a ampliação de atividades, garantindo maior acesso da comunidade à cultura.

O evento acontece em todo o Brasil, com a participação de 389 cidades, entre os dias 22 e 28 de setembro. Em Bertioga, a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura está integrando o Forte São João, uma vez que se trata de um dos mais antigos monumentos do Brasil. A programação inicia na quinta-feira (25), com o ‘Cinema no Forte’, com a exibição do filme ‘A Hora da Estrela’, de Suzana Amaral, a partir das 19h30. O filme é baseado no romance da escritora brasileira Clarice Lispector, que narra a história da datilógrafa alagoana Macabéa, que migra para o Rio de Janeiro, tendo sua rotina narrada por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M. O livro possui duas temáticas: é uma obra sobre a vida de uma retirante na cidade grande, mas também uma reflexão sobre o papel da escritora na sociedade antiga.

No sábado (27), a programação do projeto ‘Música é Cultura’, desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga em parceria com o Sesc, será transferida para o interior do Forte São João. A partir das 20 horas, o público poderá apreciar o ‘Quarteto de Trombones do Litoral’ que apresenta a proposta de levar a qualidade da música de câmara, uma composição musical que surgiu no século XVI. O nome surgiu por causa dos antigos locais de apresentação dessa variação da música clássica: pequenas salas ou câmaras nas casas e nos palácios.

Já no domingo (28), o Forte São João recebe a exposição de fotografias do ‘Fotometrando’, com temáticas variadas, sempre com cenas de Bertioga. O grupo vem se reunindo e fazendo saídas fotográficas que acabam revelando imagens belas e muitas vezes inusitadas do Município. A exposição acontece das 9 às 17 horas.

O Forte São João fica na Avenida Vicente de Carvalho, entre o Canal de Bertioga e a Praia da enseada (Centro). Toda a programação é gratuita.

A proposta temática ‘Museus Criativos’ se expande para o 6º Fórum Nacional de Museus, que acontecerá em Belém (PA), entre os dias 24 e 28 de novembro. Informações no site museus.gov.br.