Forte São João pode se tornar patrimônio da humanidade

19 de junho de 2018

Forte São João pode se tornar patrimônio da humanidade

O maior cartão-postal e símbolo de Bertioga poderá, em breve, se tornar patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O Forte São João, que já é tombado como Patrimônio Nacional há algumas décadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), está na lista indicativa do “Conjunto de Fortificações Brasileiras” para Patrimônio Mundial da Unesco.

Nesta segunda-feira, 18, o local recebeu a visita de representantes do IPHAN. O intuito é preparar a candidatura do Forte, que junto com a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, que são as únicas duas candidatas do Estado de São Paulo entre as 19 fortificações brasileiras indicadas. Se aceitas, serão os primeiros bens da humanidade do Estado.

Os candidatos têm dois anos para cumprir os requisitos, entre eles, a melhoria na gestão dos fortes e adaptações, como acessibilidade para visitantes. Haverá reuniões na terça (19) e quarta-feira (20), em São Paulo, onde serão definidos os representantes de um comitê gestor responsável por conduzir os trabalhos até a candidatura final.

Segundo a superintendente do IPHAN em SP, Maria Cristiana Donadelli Pinto, Bertioga está adiantada para a candidatura conjunta dos monumentos, o que é motivo de celebração, por representar mundialmente o Brasil. “Os fortes de Bertioga e Guarujá são fortificações muito bem cuidadas, com acesso ao publico, que é grande requisito para a candidatura”.

Ela explica ainda que o instituto tem uma série de bens tombados, inclusive fortificações, que foram incluídas em lista tentativa já aprovada, para lista efetiva de patrimônio mundial; e destaca a importância dos representantes da nossa região. “São representantes da forma como se protegia os territórios lusos no século XVI. É um conjunto que representa e conta a história de um território inteiro, não só regional”.

O secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga,se diz confiante de que a fortificação será escolhida como patrimônio. “O Forte São João tem uma importância fantástica não só na história de Bertioga, mas do Estado e do Brasil. É muito significativo, por ter sido a primeira fortaleza brasileira, responsável por proteger o Canal, palco de batalhas entre indígenas e portugueses e ter presenciado a produção de óleo de baleia que abastecia São Paulo e Rio de Janeiro”.

Segundo o secretário, o Forte é hoje o principal ativo turístico, histórico e cultural de Bertioga. “Ser elevado a patrimônio da humanidade vai alavancar ainda mais o interesse dos turistas. Ele é um dos mais preparados, em relação a estrutura, conservação e operação. Com certeza teremos sucesso na empreitada”.