Forte São João recebe visita de preparação para candidatura a Patrimônio Mundial da Unesco

12 de junho de 2018

Forte São João recebe visita de preparação para candidatura a Patrimônio Mundial da Unesco

Na próxima segunda-feira (18), às 10 horas, acontece no Forte São João uma visita de preparação de candidatura da fortaleza no “Conjunto de Fortificações Brasileiras” para a lista indicativa do Patrimônio Mundial da Unesco. O evento é organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e o Forte São João é uma das edificações candidatas. Entidades ligadas a cultura e a população em geral podem acompanhar a visita.

As atividades do IPHAN continuam no mesmo dia, às 14 horas, com visita à Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, no Guarujá. Nos dias 19 e 20, a partir das 9 horas, acontecem apresentações e reuniões na sede da Superintendência do IPHAN em São Paulo.

O Forte São João está na Lista Indicativa de monumentos que concorrem ao título de Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, junto com outras 18 fortificações no Brasil. O Governo Federal deve lançar a candidatura conjunta dos monumentos.

O Forte já é tombado como patrimônio nacional há algumas décadas. No Estado de São Paulo, além do Forte de Bertioga, a fortaleza Barra Grande, de Guarujá, faz parte dos 19 monumentos. Esse Conjunto de Fortificações integra a Lista Indicativa brasileira do Patrimônio Mundial da Unesco, reunindo bens culturais e sítios naturais que refletem a diversidade do território nacional e que contribuem para a compreensão do processo civilizatório da humanidade.