Frota de veículos dobra nos últimos oito anos em Bertioga

23 de março de 2016

Frota de veículos dobra nos últimos oito anos em Bertioga

Basta olhar para o trânsito de Bertioga hoje e reparar em um fato: a enorme quantidade de carros e motocicletas transitando pelas ruas da Cidade. Seja em horário normal ou nas horas de pico, o fluxo de veículos é cada vez maior e está mudando o cenário das vias urbanas. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), entre 2008 e 2016, o número de veículos circulando em Bertioga dobrou, passando de 10.019 para 21.586.

Em oito anos, só a frota de carros subiu de 4.941 para 11.154; e a de motocicletas passou de 2.817 para 5.295.  Mas esse crescimento não ficou restrito somente ao Município. Os registros do Denatran também apontam que no Brasil, de 2008 a 2016, a frota cresceu de 54.506.661 para 91.191.372 veículos.

Para o diretor de Trânsito e Transporte, Nelson Jorge de Castro, o aumento da frota de veículos concede sinais positivos à economia do Município. “Também é crescente o número de empresas e comércios, que oferece serviços especializados, com manutenção, reparo e cuidados com veículos, como autopeças, mecânicos, postos de combustíveis e seguradoras, que acabam se beneficiando diretamente desse aumento”, comenta o diretor.

Castro também lembra, que a Administração Municipal está empenhada em investir visando evitar acidentes e dar mais segurança à população. “A Avenida Anchieta, que também foi duplicada, e registrava muitos acidentes recebeu iluminação ao longo dos anos. Também foram investimentos em sinalizações viárias, de advertência e de regulamentação, com placas informativas; e recuperação das faixas de pedestre e instalação de radares em pontos estratégicos da Cidade”, lembra.

Ciclovias

O incentivo ao uso de bicicletas também é uma meta da Administração, que vem trabalhando não só para isso, mas também para oferecer segurança e garantir respeito para quem utiliza esse tipo de transporte, com a implantação de ciclovias.

Nos últimos anos, foram implantadas cerca de 20 km de ciclovias no Município, em trechos duplicados da Avenida Anchieta; no trecho entre a Avenida 19 de Maio e a Rua Rafael Costábile e Rodovia Rio-Santos, entre os bairros Albatroz e Jardim Vicente de Carvalho. A previsão é de que mais 2.200 metros sejam implantados até o final deste ano.

Por meio da Diretoria de Trânsito, a Administração Municipal realiza periodicamente campanhas de educação no trânsito, incluindo também orientações para o ciclista, em parceria com empresas privadas.

Além de incentivar o uso da bicicleta, são realizadas orientações sobre segurança para ciclistas, com a distribuição de folhetos e abordagem direta a ciclistas e motoristas. “Ainda este ano será deflagrada uma campanha para incentivar o uso da bicicleta. Vamos distribuir várias cartilhas, que foram confeccionadas com o intuito de incentivar o uso consciente e seguro de bicicletas”, ressalta.

IPVA

A consequência do aumento da frota de veículos licenciados em Bertioga é o aumento da arrecadação anual do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O imposto é estadual e 50% do valor arrecadado são destinados ao município, onde o veículo foi licenciado. Bertioga aplica em áreas relacionadas à Educação e Saúde, 25 e 15%, respectivamente. Os outros 10% são destinados pagamento de despesas.