Fundação Seade aponta Bertioga como a cidade que mais cresce no Estado

25 de maio de 2015

Fundação Seade aponta Bertioga como a cidade que mais cresce no Estado

Bertioga é a cidade com maior crescimento populacional nos últimos cinco anos em todo Estado de São Paulo. O número de habitantes no Município subiu, em média, 3,24% ao ano, ou um total de 16,2% entre 2010 e 2015. Esta média, em todo o Estado não atingiu 1% segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

O crescimento se reflete no número de edificações, com vários prédios novos e muitos em construção, demonstrando que a zona urbana da Cidade está se desenvolvendo, o que aumenta a demanda de obras de infraestrutura. Além disso, as pessoas estão optando em viver em Bertioga pela qualidade de vida que a Cidade oferece, atraindo aposentados ou quem busca tranquilidade.

O fator qualidade de vida é reforçado pelo prefeito do Município, . “Além das praias, as pessoas encontram aqui 98% de área preservada e, há seis anos, vem reafirmando o seu compromisso com a preservação ambiental, recebendo a certificação Município Verde Azul, concedido pelo Governo do Estado”, ressalta o prefeito lembrando, ainda, que a Bertioga está preparada para receber essa população crescente, que vem todos os anos, “porque o dinheiro para os investimentos necessários em infraestrutura vem dos impostos que essas pessoas aqui deixam”.

A Fundação Seade analisa a dinâmica populacional dos municípios a partir dos principais componentes responsáveis pelo seu crescimento para obter as projeções, baseando-se em três fatores que cruzados revelam a estimativa demográfica de crescimento: fecundidade, migração e mortalidade. Bertioga, de acordo com o estudo divulgado pela Seade, atingirá 55.660 habitantes até o final deste mês. São 8.198 pessoas a mais do que o registrado em 2010.

A Baixada Santista é a quinta região administrativa com ritmo de crescimento demográfico anual superior ao do Estado, no período entre 2010 e 20156. Com 1,02% ao ano, fica atrás de Ribeirão Preto (1,27%); Campinas (1,21%), São José dos campos (1,05%); e Sorocaba (0,96). A taxa de crescimento do Estado é de 0,87% ao ano, durante o quinquênio.

Bertioga em destaque
O Município está se destacando em estudos e pesquisas divulgados recentemente. Neste mês a revista Exame publicou pela segunda vez consecutiva, que Bertioga é uma das praias com maior valorização imobiliária entre as 100 principais cidades pesquisadas em todo Brasil. De acordo com a publicação, nenhuma das 100 cidades brasileiras pesquisadas valorizou-se tanto quanto Bertioga.

Outro estudo, divulgado no ano passado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) apontou Bertioga como a segunda cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista, em desenvolvimento socioeconômico. No estudo, o Município aparece na 283ª posição em nível nacional e 137ª no estadual. Seu índice de desenvolvimento também foi considerado alto com 0,8059.

O resultado da pesquisa teve como base o ano de 2011 e levou em consideração três áreas de atuação: emprego e renda, educação e saúde. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade; em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

Essa foi a primeira vez que Bertioga entrou no grupo classificado de alto desenvolvimento, com pontuação superior a 0,8, no índice consolidado. A Cidade também estreou no seleto grupo de alto desenvolvimento na área da saúde, com 0,8174. Já na Educação, o Município já estava nesse grupo, mas em 2011 conseguiu o recorde de 0,8174.

Embora a área de emprego e renda estivesse no nível de ‘desenvolvimento moderado’ Bertioga também comemorou o crescimento, já que saiu de 0,6211 em 2005 para 0,7130 em 2011, ou seja, um avanço de 14,4% desde a criação do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (em 2008), e de 19,71% na gestão do prefeito.