Garçom e garçonete: Bertioga lança mais uma turma ao mercado de trabalho

25 de setembro de 2014

Garçom e garçonete: Bertioga lança mais uma turma ao mercado de trabalho

A Prefeitura de Bertioga capacitou, por meio do programa Via Rápida Emprego, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), mais 23 pessoas no curso de garçom e garçonete, na manhã desta quarta-feira (23), realizado pela primeira vez, no Espaço Cidadão-Boracéia. Do grupo, cerca de 10% já foi encaminhada para o mercado de trabalho na Cidade.

Além do curso, propriamente dito, os alunos receberam algumas noções de fotografia, com a profissional Renata de Brito, da Diretoria de Comunicação da Prefeitura; e sobre meio ambiente e história da Cidade, com Daniel Liberato, da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), a fim de que eles possam, ao ingressarem no mercado de trabalho, ser um multiplicador de informação aos turistas que visitam a Cidade.

Os alunos também participaram de um passeio pelo Rio Itapanhaú e Canal de Bertioga, no Barco Escola Arca do Saber, onde puderam enriquecer seus conhecimentos sobre importantes pontos históricos e do meio ambiente de Bertioga, principalmente o manguezal.

O prefeito de Bertioga participou da cerimônia de entrega de certificados. “Bertioga já está vivenciando o futuro. Os cursos que estamos oferecendo aos cidadãos, além de dar conhecimento técnico, estão proporcionando maior entrosamento entre as pessoas, com o nascimento de grandes amizades”, disse o prefeito se referindo ao discurso da oradora da turma, Ana Paula Rodrigues de Freitas, que ao agradecer pelo curso ressaltou a amizade selada entre os participantes.

“Nosso esforço é fortalecer o alicerce, apostando nos cursos profissionalizantes e, assim, vamos acertando a vida de nossa comunidade. Parabéns a todos”, comemorou o prefeito.

Neusa, Anderson e Antônio Carlos estão entre os que já receberam propostas para trabalhar no ramo de hotelaria e restaurante, e dois deles já estão trabalhando. Antônio Carlos é recepcionista de um Hotel na Juréia, em Boracéia II, que pertence ao município de São Sebastião e por já estar capacitado como garçom, também está exercendo a profissão nesse mesmo hotel. “Nesse hotel nos somos beneficiados com 10% de plano de carreira. Por isso, quanto mais capacitado estivermos, melhor é a nossa condição financeira. O curso foi muito bom e está nos ofertando boas oportunidades”.

O marceneiro Anderson da Silva Borges trabalha e mora em Boracéia e resolveu se capacitar como garçom para aproveitar as oportunidades do mercado. “Recebi uma proposta de um restaurante de São Bernardo do Campo. Estou em fase de teste nesse estabelecimento. Durante a semana exerço a profissão de marceneiro em Boracéia e nos fins de Semana vou para o restaurante. Acho que temos que abraçar as oportunidades, que muitas vezes são únicas”, diz o recém-formado.

Já Neusa Oliveira tem um sonho: ter um restaurante. E foi por esse motivo que ela se inscreveu no curso de garçonete. “Eu vim em busca de mais conhecimento para aplicar aos meus funcionários quando meu sonho se realizar”. Neusa também recebeu proposta para trabalhar em um hotel do bairro, mas não aceitou porque essa não é a sua intenção, pelo menos por enquanto. “O curso foi ótimo. Aprendi muita coisa boa e adquiri novos conhecimentos”.

As aulas, que começaram em 18 de agosto, foram ministradas pelo professor Thiago Burne, até o último dia 08, totalizando uma carga horária de 80 horas.

O secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda do Município disse que o curso é mais uma oportunidade importante de geração de renda. “Vamos continuar buscando mais cursos para atender Boracéia, dando a chance para que os nossos jovens daqui fiquem no bairro”.

A cerimônia de entrega de certificados contou também com as presenças do diretor de Trabalho e Renda Macário Quirino, da coordenadora do Via Rápida Emprego pelo Senac, Elaine Carvalho e de funcionários das unidades do Espaço Cidadão do Centro e de Boracéia.