GCM de Bertioga completa um mês com mais guardas nas ruas e ainda mais segurança

27 de abril de 2024

Hoje, sábado, 27, completa um mês que a Guarda Civil Municipal (GCM) de Bertioga assumiu a posição de maior efetivo de agente por habitante entre as cidades da Baixada Santista. Esse avanço se traduziu em um aumento significativo das rondas, agora equipadas com quatro quadriciclos para garantir maior mobilidade e agilidade na cobertura da orla da praia, além de contar com dezessete viaturas e patrulhamento a pé.

"Logo mais, teremos agentes atuando nas equipes especializadas da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Patrulha Maria da Penha, garantindo um ambiente de maior segurança e proteção aos vulneráveis, como é o caso de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, e também zelando pela proteção dos bens e serviços municipais, além de manter a ordem pública", ressaltou o secretário de Segurança, José Fernandes de Lira Júnior.

O novo contingente, que demonstrou um comprometimento excepcional durante o treinamento no curso de formação, provou sua dedicação desde o primeiro dia de patrulhamento. Um exemplo notável foi o GCM Faustino, que, devidamente preparado após o treinamento, desempenhou um papel fundamental para salvar um bebê de 5 meses usando a manobra de Heimlich.

Com uma presença mais marcante nas escolas, registrou-se um caso de flagrante próximo à Escola Municipal Vista Linda, onde um indivíduo foi detido por posse de drogas ilícitas e encaminhado imediatamente à delegacia.

Com o reforço nas ruas, agora com mais 100 novos guardas, não houve aumento nas denúncias via linha 153, evidenciando a eficiência do aumento de efetivo da GCM e promovendo um ambiente mais seguro e confiável para a comunidade.