GCM no primeiro dia de trabalho salva bebê com manobra de heimilich em Bertioga

4 de abril de 2024

GCM no primeiro dia de trabalho salva bebê com manobra de heimilich em Bertioga

Em meio à recente contração de novos 100 Guardas Civis Municipais (GCMs) em Bertioga, a Secretaria de Segurança e Mobilidade registrou o salvamento de um bebê durante o primeiro dia de patrulhamento da nova tropa.

Enquanto uma guarnição dos novos agentes da segurança realizava ronda no bairro Vista Linda, um carro realizou a abordagem com um pedido de emergência inusitado.

Rapidamente, os guardas se mobilizaram para dar socorro à vítima. O GCM Faustino acudiu e realizou a manobra de heimilich no bebê de 5 meses. O êxito do procedimento causou emoção nos agentes e na mãe, que agradeceu e recebeu a orientação para se dirigir ao Pronto-Socorro para avaliação geral das condições do bebê.

No Hospital Municipal, foi constatada a normalidade e filho e mãe foram liberados. Segundo relatos do Guarda, “foi muito rápido. Já estávamos nos preparando para entregar o primeiro plantão quando surgiu um veículo que freou de repente, já ficamos em alerta. Aí apareceu a mãe desesperada com o bebê. Na hora, eu tomei a frente na condução da ocorrência. Devido ao preparo no curso de formação, já sabia como lidar com a situação e a manobra teve êxito. Eu fiquei muito feliz, mas não deu tempo de comemorar, orientei a mãe a conduzir o bebê para o Hospital e a partir daí prosseguimos em atividade”.

A secretária de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, comemorou o resultado e ressaltou a importância da qualificação dada aos servidores. “O curso de capacitação foi extenso e intenso. Apesar de toda a ansiedade para a conclusão do treinamento, para ter as Guardas nas ruas, a gente vê na efetividade da função a importância do melhor preparo, uma marca do governo Caio Matheus. Estamos todos comemorando o bem-estar do bebê, e o que queremos é justamente a proximidade da Guarda com a população, por isso os investimentos em novas bases nos bairros”, declarou a chefe da Pasta.