Governo anuncia investimentos na Rodovia Rio-Santos

25 de setembro de 2014

Governo anuncia investimentos na Rodovia Rio-Santos

Bertioga será beneficiada com R$ 157,9 milhões em obras que serão realizadas na SP-55 (Rodovia Rio-Santos) pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito na terça-feira (23), no Palácio do Governo, em São Paulo, em cerimônia que contou com a presença do prefeito de Bertioga.

O projeto que está em elaboração inclui recapeamento da pista do km 102 – próximo ao município de São Sebastião – ao km 211, nas proximidades do bairro São Lourenço. Nesse trecho também está prevista a execução de contenção tanto de encostas como em curvas, garantindo mais segurança aos usuários. Para essas obras o investimento previsto é de R$ 95,3 milhões.

Também está previsto no projeto a ampliação da capacidade de tráfego da rodovia, do km 211 ao km 248, próximo ao trevo da Rodovia Piaçaguera. O investimento orçado é de R$ 62,6 milhões. O prazo de execução é de 15 meses e as obras serão realizadas pelo DER. Os investimentos são provenientes de financiamentos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para o prefeito, as obras anunciadas trarão qualidade para os usuários da Rodovia Rio-Santos. “Apesar dos projetos não estarem detalhados, foi sinalizado pelo Governo do Estado que os prefeitos serão consultados sobre as principais necessidades com relação às obras”.

O chefe do Executivo ainda comenta que o Governo do Estado tem conhecimento de que a Rodovia Rio-Santos é uma “artéria” muito importante e que liga dois portos, o de Santos e o de São Sebastião, por isso a preocupação em realizar os investimentos.

O prefeito ainda defende a implantação de passagens em nível em alguns trechos da Rodovia. “Principalmente os mais adensados, como o bairro Vista Linda, para que pedestres e veículos transitem de um lado para outro do bairro por baixo da estrada”.

Ele ainda lembrou que o Município de Bertioga conta com projetos para a implantação das marginais da Rodovia Rio-Santos, no bairro Vista Linda, o que vai permitir o fluxo interno de pedestres e veículos, evitando a travessia pela estrada. Os projetos já foram apresentados aos órgãos oficiais para a obtenção de recursos.

Mais obras

Durante a solenidade, o Governo do Estado anunciou financiamentos no valor de aproximadamente R$ 2,3 bilhões, para realização de obras de modernização e melhorias em rodovias estaduais. O recurso é destinado à realização de 15 obras rodoviárias, totalizando mais de 757 quilômetros de rodovias modernizadas, beneficiando 41 municípios.