Grávidas devem tomar a vacina contra a gripe

30 de junho de 2014

Grávidas devem tomar a vacina contra a gripe

DIC - 18/06/2014

A Secretaria de Saúde está solicitando às gestantes que ainda não foram vacinadas contra a gripe que compareçam às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para tomar a dose, que é muito importante, tanto para a gestante quanto para o bebê. Até o momento 72,51% das gestantes do Município já foram vacinas. A meta é imunizar 80%.

Além das pessoas que já integravam os grupos anteriores, a vacina da gripe também está sendo indicada para professores da Educação Infantil e Fundamental, funcionários da Educação, policiais militares e civis, incluindo os bombeiros, a Guarda Municipal e carteiros. Apenas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão fazendo o atendimento que é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde do Município, já foram vacinadas 10.767 pessoas. Também foram vacinadas 1.512 pessoas com doenças crônicas. Segundo a Vigilância Epidemiológica da Cidade, esses dados não integram o cálculo da população por não ter estimativa.

O objetivo da imunização é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza. Idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), trabalhadores de Saúde, grávidas em qualquer período da gestação, puérperas (período de até 45 dias após o parto) e pessoas doentes com comprovação de receita médica ou declaração médica de cinco a 59 anos, devem tomar a vacina.

A Secretaria de Saúde de Bertioga destaca que é importante que as pessoas procurem por um posto de saúde o quanto antes, para não deixar para se vacinar nos últimos dias, já que a imunização demora, pelo menos, 15 dias para fazer efeito, e no período de frio aumentam as chances de contágio.