Grupo ‘Maria Mulata’ vai participar do Festival da Mata Atlântica

1 de outubro de 2015

Grupo ‘Maria Mulata’ vai participar do Festival da Mata Atlântica

O grupo de artesãs ‘Maria Mulata’, do Jardim Vicente de Carvalho, vai estar presente durante o 2º Festival da Mata Atlântica, que acontece de 09 a 11 de outubro, no Parque dos Tupiniquins, ao lado do Forte São João. Elas vão mostrar o trabalho de bordado, que foi feito exclusivamente para o evento.

Estarão à disposição do público bolsas bordadas com a árvore do cambuci, um dos frutos da Mata Atlântica, que será homenageado durante o evento. O espaço foi cedido pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, como forma de incentivo ao projeto social que atualmente reúne nove artesãs. O valor que for arrecadado com a venda das bolsas será revertido para o projeto.

A coordenadora do grupo é a assistente social e voluntária, Ana Angélica Santana Santos, que viu uma oportunidade de divulgar o trabalho das bordadeiras. “Mas precisávamos de uma identidade com o evento. Por isso, criei o desenho da árvore do cambuci. Elas gostaram e estão bordando muito bem”.

O grupo se reúne uma vez por semana para criar novos trabalhos e agora já estão pensando no final do ano. “A época de Natal é uma boa oportunidade para criarmos e vendermos”, comentou Ana Angélica.

O ‘Maria Mulata’ refere-se ao nome popular de uma espécie de caranguejo muito abundante nas proximidades do bairro Jardim Vicente de Carvalho, por isso a escolha do nome.

O 2º Festival da Mata Atlântica acontece simultaneamente com o 4º Revela Bertioga e recebeu o nome de ‘Revelando olhares, saberes e sabores da Mata Atlântica’. É uma realização da Prefeitura de Bertioga por meio das secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Esporte e Cultura e conta com apoio da Engenharia Costa Hyrota e Sesc Bertioga.